Alguns pássaros dependem da tensão superficial da água para se alimentar

Henry Fountain<br>The New York Times

29/05/2008 18h09

A tensão superficial pode ser algo maravilhoso. Ela ajuda alguns insetos a caminhar sobre a água. Permite que se formem gotas de chuva no capô do carro. E, como demonstra um novo estudo científico, permite que certos pássaros possam comer.

Pesquisas do Massachusetts Institute of Technology estudaram o mecanismo de alimentação de faralopos, aves de pequeno porte com bico longo e fino. Assim como muitos pássaros, eles se alimentam bicando, mas os faralopos bicam na água, capturando gotículas da ordem de 0,2 milímetros de diâmetro, que podem conter minúsculos crustáceos ou outros pedacinhos de presa.

Como o bico está apontado para baixo, a questão é: como essas gotinhas desafiam a gravidade para chegarem à boca do pássaro?

Depois de estudar gravações em vídeos dos pássaros (uma mostra está disponível em nytimes.com/science) e construir um modelo mecânico de bico, os pesquisadores - Manu Prakash e John W.M. Bush, junto com David Quere da ESPCI, faculdade de física e química industrial em Paris - descobriram como. Ao abrir e fechar seu bico rapidamente como um par de pauzinhos de comida japonesa, os pássaros tiram proveito da tensão superficial das gotículas para movê-las para cima, passo a passo, em direção à boca.

Os pesquisadores dizem que quando a gotícula é comprimida entre a metade superior e a metade inferior do bico (isto é, quando o bico está fechando), a borda interna da gotícula se move em direção à boca enquanto a borda de fora permanece em seu lugar. Então, quando bico se abre e a gotícula é esticada entre as duas metades do bico, a borda interna da gotícula permanece no lugar e a borda externa se move em direção à boca. Dessa forma, afirmam os pesquisadores, a gota é levada para dentro da boca.