Topo

Mulheres são mais resistentes a doenças circulatórias, diz médico do Incor

da Redação

13/06/2008 18h45

O UOL recebeu em seu estúdio o Dr. Antônio Mansur, cardiologista e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Coração da Mulher do Incor. Durante o bate-papo, ele respondeu às pergunta de internautas sobre a saúde feminina. Veja abaixo como foi o bate-papo, em texto e vídeo.



(07:40:45) clara fala para Antônio Mansur: Bom dia. Por orientação medica, comecei a tomar a pílula anticoncepcional e deixei de tomá-la há alguns meses, posso voltar a tomar novamente?

(11:12:28) Antônio Mansur: clara, teoricamente, sim. Não há problemas.


(11:04:14) juju 25 fala para Antônio Mansur: ola doutor bom dia , ha. pelo menos 5 anos eu tomo injeção para não menstruar (tomo de 3 em 3 meses) isso pode me fazer mal um dia.

(11:13:07) Antônio Mansur: juju25, eu acho que tem pessoas a favor desse tratamento. Mas, naturalmente você teria as menstruações, e se é uma coisa natural, é melhor para o organismo.


(11:04:23) rose fala para Antônio Mansur: gostaria de saber se há contra-indicação pra reposição hormonal em paciente com histórico familiar de câncer.

(11:15:04) Antônio Mansur: rose, o que a gente sabe é que para o aspecto de doenças circulatórias, em termos de prevenção primária ou secundária, a reposição hormonal não protege de problemas cardíacos. Outro ponto importante é que, a longo prazo, o incidente de câncer de mama aumenta significativamente. É bom consultar o ginecologista para saber como proceder, porque a reposição hormonal nem sempre pode ser descartada.


(11:04:55) alepavani fala para Antônio Mansur: Dr.Antonio...Bom dia,.estou tentando engravidar já faz 6 meses, mas até o momento só tive problemas com baixa imunidade e agora estou com infecção na urina,,,,o Sr. acha que isso pode indicar que o corpo esta tentando expelir algo desconhecido como um futuro óvulo??

(11:19:10) Antônio Mansur: alepavani, difícil te falar. acho melhor você procurar seu ginecologista para ter uma melhor orientação.


(11:11:28) Adriano fala para Antônio Mansur: Bom dia Dr. Minha esposa tem histórico de problemas cardíacos de mulheres na família. Sua avó morreu aos 62 anos de ataque cardíaco, e sua mãe teve infarto e hoje vive com um marca-passo. Existe algum problema genético na família ou é mera coincidência? Quais as chances dela também ter problemas cardíacos? Ela é fumante e tem uma empresa de motoboys (stress diário)

(11:17:06) Antônio Mansur: Adriano, ela tem um antecedente familiar para doença coronariana. Tendo esse fator de risco, pode ser que ela tenha doença mais precocemente. Ela precisa evitar fatores de risco, principalmente o cigarro. Com certeza ela tem antecedente familiar e pode ter essa doença mais pra frente.


(11:11:55) LUI fala para Antônio Mansur: tenho ovário policístico e ganhei peso muito rápido e sofro com cólicas horríveis.Qual é o melhor tratamento indicado?

(11:19:25) Antônio Mansur: LUI, novamente, procure o ginecologista e converse com ele.


(11:13:16) claudia fala para Antônio Mansur: como posso amenizar os efeitos do climatério, tenho 44 anos.

(11:20:06) Antônio Mansur: claudia, os efeitos do climatério podem ser minimizados em vários aspectos, desde melhoria na qualidade de vida até o uso de medicamentos. A reposição hormonal é uma opção.


(11:14:46) ana fala para Antônio Mansur: gostaria de saber sobre tratamentos novos para osteoporose numa senhora de 62 anos.

(11:21:12) Antônio Mansur: ana, o tratamento também tem esses aspectos de qualidade de vida, de cuidados e o tratamento com medicamentos. Um dos mais utilizados é a reposição de cálcio, mas outras medicações podem ser a reposição hormonal e novas drogas que são moduladoras dos receptores de estrógeno. Essas drogas revelaram melhoras e podem beneficiar as mulheres.


(11:14:48) cris pergunta para Antônio Mansur: o que é tireidopatia difusa?

(11:21:27) Antônio Mansur: cris, não conheço o termo.


(11:15:04) Val pergunta para Antônio Mansur: Bom dia, eu tenho problemas com hipertireoidismo, às vezes meu coração dispara e fico suando muito. minha médica disse que não há problema para o coração, que é só um sintoma.Gostaria de saber se é correto isso.

(11:22:36) Antônio Mansur: Val, é correto quando esses sintomas são decorrentes do hipertireoidismo, que é o excesso do hormônio tireoideano no sangue. Esse hormônio também aumenta a freqüência cardíaca. Isso não quer dizer que você tem um problema no coração, a culpa é do hormônio no sangue.


(11:20:06) Marina fala para Antônio Mansur: É verdade que mulheres que tomam pílula e têm enxaqueca podem têm risco de derrame?

(11:22:59) Antônio Mansur: Marina, não. A enxaqueca é outro mecanismo que pode ser desencadeado pela pílula. Mas não há risco.


(11:20:12) Adriano fala para Antônio Mansur: Dr., quem usa medicamentos para obesidade, como Triac, pode ocasionar algum problema cardíaco?

(11:24:03) Antônio Mansur: Adriano, o tratamento com o uso dessas substâncias está associado a alguns problemas do ponto de vista cardiovascular, como hipertensão, aumento do colesterol e algumas substâncias podem até causar lesões em válvulas. Por isso que esses tratamentos devem ser supervisionados pelo médico.