Topo

Anvisa lança quarta-feira sistema para monitoramento da qualidade do leite

Da Agência Brasil

16/06/2008 12h26

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) lançará oficialmente na quarta-feira (18) o Centro Integrado de Monitoramento da Qualidade do Leite (Cquali). Segundo a gerente-geral de Alimentos da agência , Denise Resende, o sistema vinha sendo estruturado desde o ano passado, quando a Polícia Federal detectou fraudes no produto.

Em entrevista à Agência Brasil, Denise disse que o Cquali vai integrar o trabalho dos órgãos de vigilância sanitária estaduais e municipais, do Ministério da Agricultura e do Departamento de Proteção e Defesa Consumidor (DPDC), vinculado ao Ministério da Justiça.

De acordo com ela, os órgãos envolvidas trocarão informações para melhorar a fiscalização dos produtos e manter os consumidores atualizados sobre a qualidade do leite oferecido no mercado.

"A vigilância sanitária fará os testes da qualidade do leite vendido no comércio. Se forem encontradas irregularidades, o Ministério da Agricultura será comunicado para que fiscalize a indústria e o DPDC para que transmita a informação ao consumidor", explicou ela, ressaltando que essas já são atividades cotidianas de cada órgão. Segundo Resende, elas só não eram feitas de forma integrada.

A gerente da Anvisa afirmou que leites longa-vida, pasteurizados e em pó terão sua qualidade monitorada. Ela disse também que, na página do DPDC (www.mj.gov.br/DPDC), serão disponibilizados os resultados dos testes realizados.