Topo

Médico dá dicas de como cuidar dos olhos no inverno

da Redação

18/06/2008 18h52

O inverno começa no próximo fim de semana - e com o tempo frio e seco aumenta também a incidência de doenças nos olhos. Para saber mais sobre esse assunto, o UOL recebeu em seu estúdio o médico oftalmologista Paulo Augusto de Arruda Melo, professor da Unifesp. Ele tirou dúvidas dos internautas sobre doenças nos olhos. Veja abaixo a íntegra do bate-papo, em texto e vídeo.



(01:27:34) ric fala para Dr. Paulo Melo: Ando muito de moto, que cuidados devo ter?

(01:35:57) Dr. Paulo Melo: ric, ao andar de moto, a gente se expõe muito freqüentemente a qualquer objeto em suspensão, como a poeira e a areia. Então, os óculos de proteção são fundamentais para proteger os olhos. Isso porque, com a velocidade da moto, o impacto desses pequenos objetos em suspensão nos olhos pode causar traumas. E evidentemente também o capacete, porque - pensando especificamente nos olhos - um trauma na face pode causar muitos problemas.


(01:27:42) rosane pergunta para Dr. Paulo Melo: A doença chamada degeneração macular tem cura? Onde encontrar um bom tratamento em Curitiba?

(01:37:30) Dr. Paulo Melo: rosane, você pode procurar diversos profissionais e centros universitários em Curitiba. A mácula é a região principal da retina, e existem várias degenerações que podem atingi-la. É preciso consultar um médico para ver o que há de errado e avaliar qual é o tratamento adequado.


(01:27:53) mari fala para Dr. Paulo Melo: Boa tarde, tenho ceratocone e ultimamente tenho sentido muitas dores de cabeça seguidas de dor atrás dos olhos. Gostaria de saber se isso também tem ligação com a esclerose múltipla, já que sou portadora desta moléstia.

(01:40:04) Dr. Paulo Melo: mari, o ceratocone é uma curvatura anormal do olho, algo como um grande astigmatismo. Aliás, esses casos são os que têm melhores resultados em transplantes de córnea. Mas não tem a ver com a esclerose. A condição causa muito esforço na visão, o que pode explicar as dores de cabeça.


(01:28:20) Mooca fala para Dr. Paulo Melo: Doutor, quando acordo tenho uma espécie de "caspa" nos olhos. Às vezes, fico com uma irritação no canto do olho. O que é isso e como tratar?

(01:40:04) Dr. Paulo Melo: Mooca, isso se chama blefarite. Deve-se fazer uma boa limpeza dos olhos, lavando os cílios com xampu neutro de crianças e enxaguar muito bem para não deixar resíduos. Algumas pessoas precisam lavar duas, três vezes por dia.


(01:31:27) marcio 58 fala para Dr. Paulo Melo: Doutor, eu comecei a não enxergar. O médico me disse que tive rompimento de retina, mas ele não soube me explicar o motivo. Já fiz umas três operações a laser. O médico disse que entre as camadas da retina criam uma bolha de água. Será que sempre terei que fazer essas operações ou tem outro tratamento? Na primeira vez, tomei vários remédios, antibióticos...

(01:41:12) Dr. Paulo Melo: marcio 58, algumas pessoas tem predisposição a ter esse descolamento de retina. É muito difícil prever quando isso vai acontecer. O que se faz é uma aplicação de laser periférica em toda a retina para prevenir que haja novos descolamentos.


(01:31:56) luis fala para Dr. Paulo Melo: Existe uma distância correta que devo manter diante do computador?

(01:46:10) Dr. Paulo Melo: luis, há mitos e verdades aqui. Não há nada que comprove que a distância de uma tela cause problemas aos olhos. Olhamos naturalmente para baixo quando vamos ler alguma coisa. Nossos olhos foram projetados para ter uma convergência para baixo. O mais indicado é que o computador esteja em uma mesa. Se o monitor estiver mais para cima, você terá que forçar a nuca, o que causa um cansaço muito grande. A posição é mais importante do que a distância.


(01:34:30) chicote pergunta para Dr. Paulo Melo: O que pode acontecer ao protelar a operação de catarata?

(01:46:52) Dr. Paulo Melo: chicote, antes, esperava-se a catarata amadurecer para então operar. Isso caiu por terra. Hoje, indicamos a cirurgia quando a qualidade da visão não é suficiente para que pessoa realize suas atividades diárias normalmente, e isso vai de cada um. Não se pode retardar muito a operação e também não há ansiedade pela operação. Mas há uma faixa larga de tempo entre o aparecimento do problema e seu hiperamadurecimento para indicarmos a cirurgia. Aí, quando está muito amadurecida, a catarata pode causar algumas dificuldades durante a operação.


(01:39:31) bia fala para Dr. Paulo Melo: Peguei uma alergia pelo uso das lentes de contato. Isso pode ter aumentado minha miopia?

(01:48:35) Dr. Paulo Melo: bia, tem uma confusão aí. Você pode ter tido uma alergia às soluções usadas para a assepsia da lente, e não à lente de contato. A lente também não causa o aumento da miopia, provavelmente você estava em um momento que isso iria acontecer, e a alergia foi uma coincidência.


(01:39:48) professor fala para Dr. Paulo Melo: Doutor, tenho olhos claros. Por que tenho problemas com a claridade?

(01:52:36) Dr. Paulo Melo: professor, a cor da íris não tem muito a ver com a sensibilidade à claridade. O que pode acontecer é sua pupila ter não conseguir fechar muito bem, causando o desconforto.


01:41:45) mesticinha fala para Dr. Paulo Melo: Queria saber o porquê dos olhos ficarem amarelados nas grandes cidades ou no interior, onde tem muita poeira; e se tem colírio especifico para a limpeza.

(01:54:30) Dr. Paulo Melo: mesticinha, nós temos uma estrutura branca nos olhos, que é a esclerote. Em cima dela, há um tecido transparente com diversos vasos sanguíneos, chamada conjuntiva. Quando ele fica avermelhado, trata-se de um mecanismo de defesa que o nosso organismo tem em relação à poluição. A cor amarelada me preocupa. Pode ser uma icterícia, que pode ser causada por alguma doença. Também não se deve usar cronicamente colírios que contenham vasoconstritores na composição, pois eles causam dependência. A dica é usar lágrimas artificiais.


(01:41:53) vermelho fala para Dr. Paulo Melo: Gostaria de saber se é aconselhável a cirurgia para correção de miopia em idosos. Minha mãe tem 73 anos e usa cinco graus para longe e sete para perto, quero que ela sempre esteja segura e independente. Acho que sua qualidade de vida melhoraria. Onde procurar um bom especialista?

(01:56:39) Dr. Paulo Melo: vermelho, a cirurgia tem que ser boa para o olho, mas boa para o paciente também. Nem sempre ela é necessária. É importante analisar muito detalhadamente o caso da sua mãe. Procure um médico que possua título de especialista. A avaliação detalhada é importante para saber se a cirurgia é necessária e, caso seja, para garantir seu sucesso.


(01:48:05) Silvia Helena fala para Dr. Paulo Melo: Dr. Paulo Melo, há algum tempo um dos meus olhos fica "pulando" sem controle. O que pode estar causando isso ?

(01:57:58) Dr. Paulo Melo: Silvia Helena, o que está acontecendo é uma contratura da pálpebra. A causa mais comum dessas contrações é o stress, mas costumamos fazer um exame para garantir que não há nenhuma doença provocando esse estímulo.


(01:48:36) agostini pergunta para Dr. Paulo Melo: Fiz uma cirurgia corretiva de miopia e astigmatismo nos dois olhos há cinco anos e estou verificando que meu olho esquerdo está perdendo novamente a acuidade visual. Isso pode ocorrer? O direito está normal.

(02:00:44) Dr. Paulo Melo: É difícil responder essa pergunta, agostini. É preciso consultar um médico para saber o que está causando essa perda.