Topo

Hospital seleciona portadores de enfisema para estudo com "stents"

Da Redação

18/08/2008 17h55

Pesquisadores do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, selecionam portadores de enfisema para um estudo internacional para avaliar a segurança e eficácia de um novo procedimento minimamente invasivo, o "bypass" (passagem alternativa) das vias aéreas.

No procedimento em estudo, pequenos orifícios são realizados nas paredes das vias aéreas, criando novas rotas de passagem para o ar aprisionado no tecido pulmonar doente, permitindo sua saída para as vias aéreas naturais. Em cada uma destas novas aberturas é implantado um pequeno "stent" farmacológico, que consiste em uma tela metálica recoberta com silicone, semelhante aos "stents" usados nas artérias coronárias em doenças cardíacas. Com 1 milímetro de diametro, o "stent" tem uma estrutura em forma de anel que mantém as novas passagens criadas, abertas ao longo do tempo.

Apesar de o procedimento estar sob investigação clinica, pesquisadores do hospital garantem que resultados preliminares publicados na literatura médica qualificam a terapia como promissora na melhora da dispnéia e da qualidade de vida dos portadores de enfisema grave.

O estudo vai durar de 15 meses a cinco anos, incluirá de oito a 16 consultas médicas e pelo menos 14 semanas de reabilitação pulmonar, para os candidatos que forem selecionados. Para participar do processo de seleção ao estudo, o candidato deve ter mais de 35 anos de idade, ter sido diagnosticado como portador de enfisema pulmonar grave e não fumar. Para obter mais informações, os candidatos devem ligar para (11) 8249-4558 e 5080-4542.