Topo

NYT: É seguro beber água destilada?

Por C. Claiborne Ray<br><br/> The New York Times

10/09/2008 13h27

Victoria Roberts/The New York Times
Ilustração mostra garrafa cheia de água destilada com a etiqueta: "Você pode?"
PERGUNTA: É seguro beber água destilada? Ela elimina minerais do corpo?

RESPOSTA: É seguro, sim, e a água destilada não elimina minerais, afirmam dois especialistas em qualidade da água e nutrição da Cornell University. No entanto, eles questionam o fato de tomar água destilada quando a água pode ser consumida de forma segura gastando muito menos energia do que a necessária para a destilação.

Joseph H. Hotchkiss, professor de ciência alimentar, afirmou que aceitar a idéia que a água destilada poderia eliminar minerais do corpo significaria acreditar que ela na verdade não é absorvida pelo corpo.

"O interior do nosso corpo se parece muito com um tubo", explicou Hotchkiss, com membranas internas para isolar o que você come do corpo. A membrana controla o que pode passar e, se a água não passasse pela membrana, ela passaria direto pelo corpo, causando diarréia. Em vez disso, a água destilada é, sim, absorvida como outros tipos de água e sua eliminação é controlada pelos rins.

A água destilada não tem minerais e nem gosto, disse Hotchkiss. Mas ele salientou que, com exceção do ferro e do cálcio em mulheres em idade reprodutiva, os minerais não estão em falta na dieta dos americanos. Além disso, a água nem é considerada uma fonte de minerais para a alimentação.

A especialista em qualidade da água, Ann T. Lemley, professora da Faculdade de Ecologia Humana, também concorda que a água destilada é segura. A maioria das substâncias dissolvidas é eliminada quando a água é destilada, disse Lemley, incluindo sais e algumas possíveis impurezas.

"A alta temperatura da destilação mata os microorganismos", disse Lemley, "o que representa uma grande vantagem da água destilada". Pode ser útil para pessoas com imunidade comprometida, afirmou, mas a filtragem avançada também funcionaria.