Topo

Campanha de vacinação contra a rubéola acaba amanhã

Da Redação*

11/09/2008 10h25

A campanha nacional de vacinação contra a rubéola termina nesta sexta-feira (12). Homens e mulheres de 20 a 39 anos que ainda não se vacinaram, devem procurar um posto de vacinação (clique aqui para saber onde).

A vacina contra a rubéola não deve ser tomada por pacientes imunodeprimidos e mulheres grávidas (ou que pretendam engravidar nas quatro semanas seguintes à aplicação). Leia mais
CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO
A orientação do Ministério da Saúde é que mesmo quem já teve a doença ou já se vacinou deve tomar a dose. No Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, pessoas de 12 a 39 anos também devem se vacinar.

De acordo com o último balanço oficial da campanha, divulgado na sexta-feira passada (5), haviam sido vacinadas mais de 47,5 milhões de pessoas - o que representa 67,73% de cobertura da meta de imunizar 70 milhões de brasileiros.

No balanço parcial, a cobertura para o sexo feminino é de 72,27%, com mais de 25,5 milhões de vacinadas. Os homens estão quase 10 pontos percentuais atrás - 63,11% de cobertura ou 21,9 milhões de imunizados. Ainda faltam 9,8 milhões de mulheres e 12,8 milhões homens para alcançar 100% do público-alvo.

Bancos de sangue
Bancos de sangue em diferentes pontos do país estão com os estoques em situação crítica em razão da campanha, que impede doações por 30 dias. Segundo os serviços, o desabastecimento é principalmente de plaquetas, componentes do sangue essenciais para coagulação e que podem ser armazenados por menos de uma semana depois de doados aos hemocentros.

"É uma situação crítica que nunca foi vista", afirmou o diretor administrativo da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, Dante Langhi Júnior. "Há risco real de morte para pacientes que precisam de plaquetas."

Nos últimos dias as principais unidades e a sociedade divulgaram apelos pelas doações de pessoas que ainda não se vacinaram e daquelas com mais de 40 anos, público que não é alvo da campanha de imunização que termina amanhã e enfoca principalmente adultos de 20 a 39 anos, justamente a faixa etária que mais costuma doar sangue.

O problema de desabastecimento já atinge pelo menos São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraíba. A orientação é para que a doação seja feita antes da vacinação nos que necessitam ainda da imunização contra a rubéola.

A vacina contra a rubéola impede doações por um mês porque, assim como outras, é feita com vírus vivo atenuado, que permanece por um tempo no sangue da pessoa imunizada. Caso um paciente com a saúde debilitada receba o vírus atenuado pode ter complicações.

* Com informações da Agência Estado