Topo

Campanha de vacinação contra a rubéola deve ser prorrogada

Da Redação*

12/09/2008 11h56

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Rubéola deve ser prorrogada em São Paulo e no Rio de Janeiro por mais uma semana. O término da vacinação estava previsto para hoje e a decisão só deve ser divulgada ao longo do dia. De acordo com o Ministério da Saúde, que ainda não se pronunciou oficialmente sobre a prorrogação, alguns Estados, ainda não divulgados, já confirmaram a prorrogação por iniciativa das secretarias de Saúde.

Para atender os paulistas que ainda não foram imunizados, nesta sexta-feira postos volantes na capital e na Grande São Paulo ficarão de plantão no horário de pico (das 17h às 20h) em estações de trem, metrô e ônibus. Leia mais
POSTOS DE VACINAÇÃO
SAIBA QUE VACINAS TOMAR
VEJA ONDE SE VACINAR
A prorrogação é comum em campanhas nacionais de vacinação, pois cada região atua de maneira diferente, e pode ter vários motivos, entre eles o de atingir a meta prevista de 70 milhões de brasileiros imunizados. De acordo com o balanço do Ministério da Saúde, até hoje, 79,09% das mulheres e 70,88% dos homens receberam a vacina, alcançando a marca de 75,02% da população. A meta é vacinar 70 milhões de pessoas.

Devem ser vacinados homens e mulheres com idade entre 20 e 39 anos de todo o País. Nos Estados do Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, além de toda população indígena que vive em aldeias, a campanha se estende a indivíduos entre 12 e 19 anos.

A cidade de São Paulo já havia anunciado o adiamento do final da campanha na quinta-feira (11). Iniciada em 9 de agosto, a campanha já imunizou mais de 3 milhões de pessoas entre 20 e 39 anos de idade (cobertura de 77,8%) na cidade. Amanhã, entre 8 e 17 horas, 21 estações de Metrô terão postos de vacinação na capital paulista. Haverá ainda vacinação nos shoppings Light, Pátio Higienópolis e Frei Caneca.

A doença
Segundo o Ministério da Saúde, no ano passado foram registrados 8.684 casos de rubéola no país. No Estado de São Paulo, o número de infectados foi alto. De acordo com a CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica), no período foram registrados 1.659 casos.

A rubéola é uma doença infecciosa causada por vírus e transmitida pelo ar. Os principais sintomas são manchas no corpo, febre, dores articulares, conjuntivite, coriza e tosse. Quando contraída por gestantes, pode comprometer o desenvolvimento do feto e até causar aborto.

A vacina
Apenas não devem ser vacinadas pessoas em tratamento de câncer e Aids e mulheres grávidas. As gestantes poderão ser imunizadas somente após o parto, de acordo com o ministério, e mulheres que pretendem engravidar devem esperar quatro semanas após tomarem a vacina.

Além disso, a vacina impede doações de sangue por um mês porque, assim como outras, é feita com vírus vivo atenuado, que permanece por um tempo no sangue da pessoa imunizada. Caso um paciente com a saúde debilitada receba o vírus atenuado pode ter complicações.

* Com informações da Agência Estado