Topo

NYT: Programa de exercícios reduz lesões no joelho em mulheres

Eric Nagourney<br>The New York Times<br/>

15/10/2008 12h32

Um programa novo de exercícios para aumentar a força pode prevenir lesões no joelho que acompanham muitas garotas e mulheres jovens que praticam esportes, afirma um estudo.

O programa, que é descrito em um artigo recente no "The American Journal of Sports Medicine", tem o propósito de reduzir lesões no ligamento cruzado anterior, que geralmente exige cirurgia e meses de reabilitação. A autora responsável é a Dra. Julie Gilchrist, do Centers for Disease Control and Prevention.

Apesar de outros programas de fortalecimento e flexibilidade reduzirem lesões ao ligamento, conhecido como LCA, eles geralmente exigem equipamentos especiais. Os pesquisadores afirmaram querer descobrir um programa que pudesse ser facilmente incorporado em práticas esportivas regulares.

Uma co-autora do estudo, Holly J. Silvers, da Fundação de Pesquisa Ortopédica e de Medicina Esportiva de Santa Monica, disse que o novo programa toma cerca de 20 minutos, três vezes por semana. Exemplos de exercícios, que envolvem pulos e outras formas de fortalecimento muscular, podem ser vistos em www.apta.org/consumer.

Para o estudo, os pesquisadores trabalharam com 61 equipes de futebol feminino na NCAA e mais de 1.400 atletas. Algumas equipes foram orientadas a adotar o novo programa para a temporada de outono, enquanto outras mantiveram sua rotina usual.

O estudo revelou uma diminuição em 41% nos casos relatados de lesões ao LCA.