Topo

NYT: Pesquisadores recomendam Bee Gees para reanimar paciente

Eric Nagourney<br>The New York Times

30/10/2008 20h42

Pela forma como ele bate no seu peito, você pode dizer que ele é um médico da emergência - o ritmo dele é o melhor. É isso mesmo - " Stayin' Alive", a música que algumas pessoas até poderiam pagar para sair da cabeça, pode ser exatamente o que o coração precisa quando pára de repente.

AP
Segundo os pesquisadores, a música dos Bee Gees, do filme "Saturday Night Fever", de 1977, oferece praticamente o ritmo perfeito para a fazer compressões no peito de pessoas que sofreram ataques cardíacos
Pesquisadores afirmam que a música dos Bee Gees, do filme de sucesso "Saturday Night Fever", de 1977, oferece praticamente o ritmo perfeito para a realizações de compressões no peito em pessoas que sofreram ataques cardíacos. Médicos e enfermeiros da emergência que realizam reanimação cardiopulmonar são aconselhados a fazer pressão sobre o peito cem vezes por minuto. "Stayin' Alive" tem 103 batidas por minuto.

As descobertas foram apresentadas em uma conferência recente do American College of Emergency Physicians por Dr. David Matlock da Faculdade de Medicina da Universidade de Illinois, em Peoria.

Isso não quer dizer que as pessoas seriam realmente forçadas a escutar a música.

"Não estamos defendendo que se coloque a música para tocar no meio da reanimação", disse Matlock. "Se cantar em voz alta ajuda, acho que tudo bem".

Durante anos, disse Matlock, médicos e enfermeiros das emergências foram orientados de que as compressões realizadas no ritmo da música têm mais probabilidade de estar em conformidade com as recomendações da American Heart Association. Realizar bem essa tarefa pode triplicar a taxa de sobrevivência, afirmaram os pesquisadores. Mas ninguém provou que a música realmente ajudou.

Para o estudo, pesquisadores contaram com dez médicos e cinco estudantes de medicina realizando compressões enquanto ouviam a música. Quando foram avaliados novamente, cinco semanas depois, sem a música, eles fizeram as compressões a uma média de 113 por minuto, dentro da variação aceitável.

"Stayin' Alive", por falar nisso, não é a única música que pode ajudar. "Another One Bites the Dust", do Queen, também pode ser útil.

"Obviamente", disse Matlock, ""Stayin' Alive é mais apropriada para a situação".