Topo

Brasil registra caso inédito de cura de raiva

Da Redação

14/11/2008 11h41

Um caso raro de cura de raiva humana foi confirmado nesta quinta-feira pela equipe médica do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC) da Universidade de Pernambuco, no Recife.

O caso é o de um adolescente de 15 anos, mordido por um morcego hematófago na cidade de Floresta, interior do estado, onde reside com a família. Ele ainda está sob cuidados médicos.

O caso brasileiro constará na literatura internacional como a terceira cura da raiva no mundo. Esse registro chama a atenção da comunidade médica e científica porque a raiva humana era considerada 100% letal, ou seja, sempre levava ao óbito a pessoa ou animal infectado.

No tratamento, os médicos do HUOC aplicaram o protocolo "Milwaukee", formulado e utilizado por médicos americanos na recuperação de uma paciente com a infecção por raiva, em 2004. O protocolo estabeleceu um tratamento feito com base em antivirais, sedativos e anestésicos injetáveis.

Diante desse caso, o Ministério da Saúde vai elaborar um protocolo de tratamento, baseado no de Miwaukee para utilizar em outros casos de suspeita de raiva em humanos no país.