Topo

Pesquisa sobre HPV em homens precisa de 250 voluntários

Da Redação

08/12/2008 12h29

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, por intermédio do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids, está "recrutando" 250 homens sadios da Grande São Paulo, entre 18 e 44 anos de idade, para completar o grupo de 1.400 participantes da pesquisa sobre o Papiloma Vírus (HPV). Trata-se de projeto inédito no mundo, que inclui, além de São Paulo, cidades dos Estados Unidos e México.

Os interessados não podem ter tido verrugas nem câncer na região genital ou anal e têm de concordar em comparecer por quatro anos às consultas agendadas semestralmente.

As análises iniciais do estudo, coordenado pelo Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, vêm indicando que dois em cada três homens apresentam a infecção pelo HPV.

O estudo tem como objetivo conhecer melhor o vírus e seus meios de atuação. Pretende-se contribuir para o avanço do conhecimento sobre a infecção e doenças dela decorrentes, possibilitando o desenvolvimento de programas eficientes de prevenção e redução dos tumores associados ao HPV, tanto em homens quanto em mulheres.

Com o resultado da pesquisa será possível conhecer melhor o comportamento do vírus e assim criar estratégias de prevenção, como uma vacina anti-HPV em homens.

Os participantes serão submetidos a dez consultas clínicas ao longo de quatro anos, incluindo exame físico e análise laboratorial para HPV, coleta de sangue para análises de anticorpos contra HPV e teste de DSTs. Os voluntários preencherão questionários para determinar fatores de risco sociais e comportamentais associados à infecção pelo HPV.

Interessados em participar podem obter informações adicionais pelo telefone (11) 5549-1967 ou pelo e-mail estudohpv@ludwig.org.br.

O vírus

O HPV é um vírus que pode ser transmitido por meio de relação sexual com pessoa infectada. Este vírus é comum em homens e mulheres. Existem vários tipos de HPV. Alguns podem causar verrugas conhecidas popularmente como crista de galo. Outros tipos podem provocar tumores no colo do útero ou câncer em mulheres.

O vírus é o responsável pelas verrugas genitais e anais denominadas condiloma, bem como praticamente a totalidade dos casos de câncer invasivo do colo uterino - segundo tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo.

Aproximadamente 85% dos 44.000 casos de câncer de ânus que ocorrem anualmente no mundo são atribuíveis à infecção por HPV. Também podem estar associados a esta infecção cerca de 50% dos cânceres de vulva, vagina e pênis; 20% dos cânceres da oro-faringe e 10% dos cânceres
da laringe, trato respiratório e digestivo.