Topo

Bactéria resistente a antibióticos infecta quatro pessoas em UTI de hospital no Rio

Da Agência Brasil

18/12/2008 17h45

Uma bactéria resistente aos antibióticos comuns infectou quatro pessoas internadas na Unidade de Tratamento Intensivo, do Hospital dos Servidores do Estado. De acordo com o cirurgião do hospital, Laerte Vaz de Melo, essa bactéria contamina pessoas que já estão doentes.

O médico afirmou que a contaminação, nos casos já registrados mundialmente, é restrita aos ambientes hospitalares. Ele disse que, para evitar a contaminação, os profissionais da Saúde estão seguindo todas as medidas profiláticas necessárias.

O Ministério da Saúde informou na tarde desta quinta-feira que o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital dos Servidores do Estado, no Centro do Rio, onde foi constatada a presença de uma bactéria resistente a antibióticos, já foi aberto e está funcionando normalmente.

Ainda de acordo com o ministério, logo que foi constatada a presença da bactéria, os pacientes foram isolados e o CTI foi desinfectado, permitindo sua reabertura. Os quatro pacientes ainda não desenvolveram sintomas e, portanto, seu estado de saúde não é grave.Leia mais
PACIENTES FORAM ISOLADOS
"A primeira coisa a destacar é que o Ministério da Saúde exige uma vigilância permanente. Existe também um protocolo internacional que determina o uso de roupas esterilizadas e, obviamente, os médicos e enfermeiros não podem ficar circulando com essas roupas. Outra medida é o isolamento dos pacientes num determinado local, porque a bactéria é resistente e pode passar ao profissional [de saúde]".

As pessoas infectadas no Hospital dos Servidores estão isoladas. A bactéria enterococo VRE é resistente ao antibiótico vancomicina, um dos remédios mais eficazes no tratamento de doenças bacterianas. Em 2007, essa mesma bactéria foi encontrada no Hospital Geral de Bonsucesso. À época, 15 pacientes internados na unidade foram infectados pela bactéria e passaram a ocupar uma área isolada, para evitar que o problema se generalizasse.