Topo

Oitenta mil pessoas devem ser vacinadas contra febre amarela em municípios paulistas

Da Agência Brasil

13/01/2009 14h17

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo pretende vacinar 80 mil pessoas contra a febre amarela nas regiões dos municípios de Araraquara, São Carlos e Bauru. Essas regiões compreendem um total de 49 cidades que este ano foram incluídas na campanha de imunização contra a doença no estado. "Trata-se de uma estratégia preventiva", explica a médica Andrea Sanajotta, da Divisão de Imunização da secretaria.

No ano passado, foi registrado um caso de febre amarela em todo o estado, que provocou a morte de um morador da cidade de São Carlos. "Vamos vacinar primeiro quem mora no campo, em áreas ribeirinhas e está mais suscetível ao mosquito que transmite a doença", acrescenta a médica. A primeira etapa da campanha começou em dezembro e termina em fevereiro. Depois disso, serão vacinados também os moradores dos centros urbanos.

"Por ser período de férias, também aconselho que quem vá viajar para essas regiões para praticar ecoturismo tome a vacina", orienta Andrea. Segundo a Secretaria de Saúde, qualquer pessoa com mais de 9 meses de idade tem que tomar a vacina dez dias antes de viajar para essas regiões, caso não tenha recebido nenhuma dose nos útlimos dez anos. Outro cuidado a ser tomado nessas áreas é o uso de repelentes.