Topo

Marinha faz ações de combate à dengue no Rio

Da Agência Estado

19/01/2009 13h02

A Marinha do Brasil aderiu à luta contra a dengue no Rio e começou hoje (19), em São Gonçalo, município fluminense, uma operação com 100 fuzileiros navais para identificar possíveis focos de larvas ou de mosquitos transmissores da dengue em cada casa, além de orientar moradores como prevenir a doença.

Segundo o assessor de comunicação da Marinha, Comandante Paulo Fernando, as visitas correrão diariamente até abril e a previsão é visitar 70 mil imóveis até o fim da operação.

"Durante três dias, nossos fuzileiros receberam treinamento de agentes da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro. Hoje cada grupo, composto por dez militares e um agente de saúde, começa o trabalho de vistoria e conscientização nas casas do bairro de Trindade, o primeiro dos 18 bairros que pretendemos visitar até o fim das operações", explicou o Comandante.

O Subsecretário de Atenção Básica de Saúde de São Gonçalo, Daniel da Silva Júnior, acredita que a escolha de São Gonçalo como plano-piloto das operações é estratégica, pois o município é o segundo mais populoso de todo o Estado, com cerca de um milhão de habitantes. Além disso,a região não teve epidemia de dengue em 2008, o que significa que a maior parte da população não tem anticorpos contra a vírus tipo 2 da dengue, que se alastrou pelo Rio no ano passado.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro mostram que, em 2008, São Gonçalo registrou cerca de 2.800 casos de dengue e seis óbitos. Em todo o Estado do Rio, houve cerca de 255 mil pessoas infectadas com o vírus do Aedes aegypti e 240 mortes foram registradas. Foi a epidemia mais grave dos últimos 17 anos no Estado.