Topo

Desmonte as armadilhas que fazem você desistir da dieta

Suzana Esper<br>Especial para o UOL Ciência e Saúde

23/01/2009 22h00

O ano começa e fica difícil saber qual situação é mais comum: começar uma dieta ou desistir dela. Propor-se a mudar de hábito é uma tarefa reconhecidamente difícil. Especialistas em reeducação alimentar analisaram, a pedido do UOL Ciência e Saúde, algumas das justificativas mais comuns para largar o projeto de vencer os quilos extras.

Desistir de fazer dieta ou exercícios, muitas vezes, está associado à falta de confiança nas próprias promessas. "A maioria das pessoas com problema de peso já passou por alguma dieta e carrega um certo descrédito em relação aos resultados", explica Solange Ferreiro, psicóloga especialista em reeducação alimentar do Spazio Vita & Salute, em São Paulo.

Arquivo Folha Imagem
Você não consegue ficar sem doce, por isso acaba largando a dieta? Os especialistas recomendam incluir uma porção diária, como um chocolate pequeno, após as refeições, para aplacar o desejo
OUTROS DESLIZES COMUNS
HÁBITOS PARA GARANTIR O SUCESSO
RECEITAS COM POUCAS CALORIAS
EMAGREÇA COM SAÚDE
CALCULE AS CALORIAS DA BALADA
Ferreiro explica que a comida funciona como um fator relaxante e como uma válvula de escape, o que é outra armadilha comum para quem faz dieta. O principal desafio, nesse caso, é restabelecer o diálogo com o corpo e com as emoções, para então fazer uma leitura mais precisa dos próprios desejos e necessidades.

O endocrinologista Alfredo Halpern, professor da Universidade de São Paulo (USP), explica que o desânimo também pode estar ligado a algum problema hormonal, como o hipotireodismo, ou até a algum nível de depressão. "O primeiro passo é sempre o médico. Somente exames e uma avaliação profissional são caminhos seguros para quem deseja perder peso", defende ele. Em alguns casos, os remédios são necessários. "É claro que eles precisam ser administrados com acompanhamento médico regular e você nunca pode pensar em suspender esse tipo de tratamento antes de seis meses", acrescenta.

Outro ponto levantado pelos especialistas é que o padrão de beleza imposto hoje em dia causa muita angústia, o que vira um obstáculo para perder peso. É preciso lembrar que vale para um nem sempre vale para todos, portanto as metas devem ser sempre individualizadas.

A nutricionista Thais Basile Antonaccio ressalta, ainda, que dietas que excluem certos alimentos não são eficazes. "Você estará mais propenso a sentir falta de algum item e achar esse tipo de dieta é difícil de seguir por muito tempo" diz, taxativa. A especialista em nutrição clínica da Universidade São Camilo Ligia Henriques concorda: "Até um chocolatinho e um vinho de vez em quando entram".

Não desistir nunca

Raquel dos Santos sofreu com problemas de peso desde os 5 anos de idade. Hoje ela tem 35 anos, é engenheira e eliminou 37 quilos em 2 anos e 3 meses. "Eu comecei sem grandes expectativas. Já sabia que não existe milagre, acho que isso ajudou. No começo demorei para emagrecer, mas a dieta que minha nutricionista me passou respeitava os meus limites e mesmo quando eu não ia bem, ela conseguia apontar algo positivo e me colocar para cima. Dessa maneira eu fui acreditando que era possível emagrecer", relata.

Para ela, a ajuda de profissionais e um grupo de troca de vivências sobre controle do peso foram definitivos para transformar seu corpo e a relação que tinha com ele. "Fazer exercício ficou para o final. Comecei a trabalhar o corpo com a terapeuta corporal da clínica e para a academia fui só depois de um ano", lembra. Uma outra coisa muito difícil foi continuar a dieta nas semanas que o peso aumentava, mas, nessas ocasiões, a psicóloga e a nutricionista eram grandes aliadas: "A gente cai em tentações, mas o importante é não desistir nunca".

"Fuja das fórmulas mágicas"

A frase acima é do endocrinologista Alfredo Halpern. Ele ressalta que para perder peso é crucial que o indivíduo saiba que tem de lutar. "A imensa maioria das pessoas que não tem problemas com peso precisou trabalhar muito por isso", relata.

Outro ponto apontado pelo médico é que não é preciso perder peso "malhando" na academia. Para ele, o importante é "compreender o quanto é importante se mexer". Uma caminhada de 30 minutos, quatro vezes por semana, melhora muito a composição física e a saúde, segundo o médico.

Emagrecer envolve disciplina, determinação, organização, objetivos bem definidos, mudanças comportamentais, credibilidade, generosidade, parceria, querer-se bem. "Para emagrecer e manter-se magra a pessoa precisa rever sua relação com o alimento e com muitos outros aspectos de sua vida", reforça a psicóloga. "Mudar, de alguma forma, significa abrir mão daquilo do que se tem no momento. E o conhecido dá conforto e segurança."

Veja o que dizem os especialistas sobre as justificativas mais comuns para desistir da dieta e o que pode ser feito para lidar com as dificuldades.

"Diminuir as quantidades é difícil, eu só fico feliz depois de um prato grande de comida"
Distribua melhor suas refeições, fazendo refeições de 3 em 3 horas. Se precisar, coloque o celular para despertar. Coma um prato de salada, com folhas e tomates, antes de ir para o prato principal. As folhas darão uma sensação de saciedade e o tomate tem baixo valor calórico. Verduras e legumes também ajudam no controle.

"Posso ficar sem comer no trabalho, mas à noite, sem ninguém por perto, perco o controle"
À noite deve-se comer duas horas antes de ir para cama, para não ficar com a sensação de estômago cheio. Faça uma refeição completa e equilibrada com salada, carboidrato, proteína e fruta, sempre de olho na quantidade. Nesse horário temos mais tempo e, além disso, comer ser uma forma de relaxar. Por isso, uma boa dica é, antes de jantar, tomar um banho.

"Não consigo ficar sem doce. Depois de uma semana de regime começo a sonhar com bolo de chocolate, quindim etc
Não é preciso ficar sem comer doce. O ideal é incluir uma pequena porção diariamente. O melhor doce, na opinião da nutricionista Ligia Henriques, é o chocolate ("é mais nutritivo e 'mata' mais rapidamente a fome de doce"). O melhor horário para ingeri-lo, segundo ela, é após o almoço.
O conselho é reservar 140 kcal da dieta para este prazer: um Talento mini, ou dois Alpinos,por exemplo. Outro truque é consumir compotas light ou diet. Mas lembre-se: "diet" significa que um ou dois ingredientes foram eliminados da fórmula original, o que nem sempre é sinônimo de redução de calorias.

"Fico muitas horas sem comer e acabo comendo o que não devo"
O ideal é não ficar mais de quatro horas sem comer. O ideal é programar o cardápio diário e, se necessário, levar uma marmitinha para não correr o risco de comer bobagem, pois na rua é difícil encontrar opções mais saudáveis. Outro exercício importante é comer devagar e mastigar mais vezes, o que ajuda a controlar a quantidade ingerida. As pessoas que comem quando estão ansiosas, acabam engolindo a comida e ingerindo uma quantidade maior de alimentos. A regularidade nos horários da alimentação ajuda a manter o metabolismo em atividade, com isso o corpo está em constante trabalho, queimando calorias.

"Minha vida é muito corrida e fica inviável contar calorias o dia todo para manter o peso"
Contar as colorias é bem difícil, por isso é bom fazer um diário alimentar, anotar tudo o que se come, colocando os horários e as quantidades em medidas caseiras. Com isso, você ganha disciplina. Por outro lado, se a pessoa não está disposta a manter esse controle, não precisa contar calorias, nem pontos. Basta cuidar dos horários e da qualidade da alimentação (dando preferência a água, frutas, verduras, legumes, carnes e laticínios magros).

"Minha vida social é muito intensa e o ritmo de festas, happy hours e jantares com os amigos não ajuda no processo de emagrecimento"
Se você quer ou precisa manter esse ritmo social, não tem jeito. Vai ter que aprender a comer antes, levar algum lanchinho de casa e comer menos nos eventos. Também controlar muito bem a bebida alcoólica (diminuir a freqüência e a quantidade). Antes de um evento, reserve algumas "calorias" para o que irá consumir. Dê preferência a sucos, alimentos assados, carpaccios, saladas, rosbifes e refrigerante light.

"Cozinho para minha família e acabo comendo o que os outros, que não precisam emagrecer, costumam comer"
Faça mudanças na alimentação da família toda. O que ajuda a emagrecer é bom para a saúde de todos. Aprenda a se colocar em primeiro lugar. Algumas mudanças são simples - você pode comprar o leite integral para o marido e os filhos e o leite semidesnatado para você. Outra dica é experimentar a comida em mínimas quantidades e, na hora das refeições, diminuir um pouco a quantidade no prato.