Topo

Figuras públicas do sexo feminino são alvos comuns de stalking

Por Cristina Almeida<br>Especial para o UOL Ciência e Saúde

06/02/2009 20h35

Quem são as potenciais vítimas de stalking, patologia também chamada de síndrome do molestador? J. Reid Meloy, psicólogo especializado em medicina legal e professor de psiquiatria da Universidade da Califórnia, responde que pode ser qualquer pessoa, "mas geralmente são mulheres que conhecem ou tiveram alguma relação com seus perseguidores". Além desse grupo, advogados, médicos e psicólogos ou profissionais que atuam em atividades de assistência, também podem ser perseguidos por seus ex-clientes-pacientes.

MANIA DE PERSEGUIR
Stockxpert
Mulheres famosas, sexualmente atraentes, sem parceiro oficial e que demonstram ser emocionalmente vulneráveis, são alvos comuns de stalkers
IDENTIFIQUE PERFIS DE STALKERS
ENTENDA A PATOLOGIA
COMO LIDAR COM O PROBLEMA
UOL CÉREBRO E PSIQUE
O psicólogo acredita que, nesses casos, o desejo de perseguir está relacionado a expectativas frustradas. Se algo não aconteceu da forma como se esperava, apesar dos esforços dos especialistas, isso é o suficiente para o desencadeamento de reações como raiva, agressividade e pensamentos obsessivos.

Menos numerosas, porém mais comentadas, são as vítimas famosas: Sandra Bullock, Steven Spielberg, Gwyneth Paltrow, Nicole Kidman são exemplos de pessoas que foram alvos do stalking. Estudos realizadas por Meloy indicam que o que move esse stalker em especial é o interesse afetivo, sexual ou o desejo de pedir ajuda.

Entretanto, suas pesquisas revelaram que, dependendo do que aconteça ao longo das tentativas de aproximação, essas motivações podem mudar, principalmente se a celebridade rejeitar a iniciativa pessoalmente ou por meio de seus seguranças: "nessas situações, a rejeição pode se transformar rapidamente em fúria ou violência dirigida ao objeto do desejo, ou deslocar-se para seu protetor", esclarece Meloy.

Conforme o psicólogo americano, se a figura pública for do sexo feminino, as chances de vir a ser alvo perfeito para um stalker aumentam, pois elas se apresentam como profissionais competentes, são sexualmente atraentes, geralmente não têm parceiro oficial, e algumas delas demonstram ser emocionalmente vulneráveis.

"O sucesso dessas mulheres aumenta o interesse sexual de um stalker. Para o ponto de vista de um homem só (e solitário), com histórico de relações falidas, fortes sentimentos de posse, além da grande dificuldade de distinguir entre realidade e fantasia, um convite, mesmo que tenha sido feito eletronicamente (na TV, por exemplo), e não especificamente para ele, pode se transformar numa compulsão por perseguir."