Topo

Porto Seguro registra quarta morte por dengue este ano

Heliana Frazão<br>Especial para o UOL Notícias<br>Em Salvador

09/02/2009 14h40

Desde o início do ano quatro crianças morreram na Bahia em consequência da dengue hemorrágica. Em 2008, a doença deixou 15 vítimas no Estado. Neste fim de semana, o estudante Felipe Yokio Nakamura, 11, morreu em Porto Seguro (705 km de Salvador), três dias depois de vomitar sangue e apresentar plaquetas abaixo do normal. O resultado da sorologia somente deverá ser divulgado no final desta semana, mas os médicos do Hospital Luís Eduardo Magalhães, onde a criança foi internada, disseram que Felipe apresentava os sintomas da dengue hemorrágica.

Em Porto Seguro, o segundo destino turístico da Bahia, três crianças morreram desde o início de janeiro com dengue. A outra morte aconteceu em Jequié (359 km da capital), cidade que apresenta um surto da doença. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, somente em janeiro foram notificados 3.701 casos de dengue na Bahia, sendo 13 do tipo mais grave. Agentes de turismo que trabalham em Porto Seguro temem que o aumento nos casos de dengue possa reduzir o fluxo de visitantes durante o Carnaval e o final do verão.

Do total, 2.637 casos foram em Jequié, o que representa uma média de 85 notificações por dia. Para tentar controlar a doença, o Ministério Público Estadual solicitou à Justiça a expedição de um alvará para que os agentes de saúde de Salvador sejam autorizados a entrar nos imóveis abandonados ou fechados. De acordo com a prefeitura, os agentes têm dificuldades para visitar cerca de 100 mil imóveis somente em Salvador.

A promotora Itana Viana, que encaminhou o pedido à Justiça, disse que se providências não forem tomadas, "poderá tornar inócuo o trabalho de prevenção em várias áreas da cidade, expondo a população a possível aumento de incidência de novas contaminações, e atingir proporções de uma epidemia, com grave repercussão na saúde pública, como ocorrido no Rio de Janeiro no verão do ano passado". Em Salvador, o índice de infestação é de 3,8% _o Ministério da Saúde considera alto risco quando o índice predial é superior a 3,9%. No ano passado, a Bahia registrou 37.260 notificações de dengue.