Multivitaminas não reduzem risco de doença cardiovascular ou câncer

Por Nicholas Bakalar<br>The New York Times

10/02/2009 21h56

Muitas mulheres na menopausa tomam multivitaminas na esperança de que elas ajudem a evitar doenças cardiovasculares ou câncer, mas um grande estudo descobriu que elas não fazem nenhuma das duas coisas.

Estudos anteriores haviam obtido resultados confusos, alguns sugerindo que os suplementos multivitamínicos estavam associados a uma redução de risco para alguns cânceres, outros descobrindo pouco ou nenhum efeito.

Para as novas descobertas, publicadas na edição de fevereiro da "The Archives of Internal Medicine", pesquisadores analisaram dados de 68.132 mulheres envolvidas num experimento clínico, e 93.676 de um estudo observacional. Eles acompanharam as mulheres por uma média de oito anos, para rastrear os efeitos salutares das multivitaminas.

Após controlar idade, atividade física, histórico familiar de câncer e muitos outros fatores, os pesquisadores descobriram que os suplementos não causavam nenhum efeito no risco de câncer de mama, câncer colorretal, câncer de endométrio, câncer de pulmão, ataque cardíaco, derrame, trombose ou mortalidade.

Os cientistas reconheceram que as mulheres que tomam vitaminas também se engajam em outros comportamentos saudáveis, e que pode haver variáveis desconhecidas afetando seus resultados.

"Consumidores gastam dinheiro em suplementos alimentícios achando que vão melhorar sua saúde, mas não existem provas disso", diz Marian L. Neuhouser, a autora responsável pelo estudo e epidemiologista nutricional do Centro de Pesquisa de Câncer Fred Hutchinson, em Seattle. "Comprar mais frutas e vegetais pode ser uma escolha melhor."