Topo

Minc e Temporão querem proibir até doze tipos de agrotóxicos

Piero Locatelli<br>Do UOL Notícias<br>Em Brasília

05/03/2009 14h57

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciaram nesta quinta-feira que vão proibir diversos tipos de agrotóxicos no Brasil. Até junho, uma comissão interministerial deve apresentar uma lista com os produtos proibidos.

"A gente vai contrariar sim, alguns interesses econômicos", disse Minc após reunião com Temporão. "Este não é um gesto tresloucado, é uma obrigação que temos por lei".

Eles não adiantaram nomes dos produtos proibidos. A lista será feita a partir de estudos avançados dos Ministérios e do Ibama a partir de relatórios da Anvisa sobre 12 tipos de agrotóxicos.

Também devem ser tomados como modelo a lista de outros países. De acordo com Minc, é comum a importação pelo Brasil de produtos proibidos no seu país de origem.

Os dois ministros também falaram do desejo de criar um Plano Nacional de Qualidade do Ar. Ele deve ser apresentado em Dezembro. Seu principal item, segundo Minc, seria a vistoria obrigatória dos motores de todos os carros do país. Até agora, ela só ocorre no Rio de Janeiro.

Outro ponto levantado pelos dois foi a proibição do amianto. Segundo os ministros, é comprovado o caráter nocivo da substância, que já é proibida em 42 países.