Topo

Casos de dengue em Itabuna (BA) passam de 3 mil

Heliana Frazão<br>Especial para o UOL Notícias<br>Em Salvador

13/03/2009 20h30

O governador da Bahia, Jaques Wagner, esteve na manhã desta sexta-feira (13) em Itabuna, sul do Estado para verificar a gravidade no quadro de infestação da dengue na cidade e inaugurar duas unidades de hidratação e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em três hospitais.

As unidades representam um reforço de 71 leitos no tratamento dos infectados pela dengue. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna, já somam 3,1 mil o número de casos da doença com sete mortes, embora os dados oficiais somem apenas quatro óbitos.

A morte da filha do cantor e compositor baiano Val Macambira, nesta quinta-feira (12), pode ter sido a segunda causada por dengue em Salvador este ano. De acordo com o atestado de óbito, Catharina Miranda da Silva, de 17 anos, foi vítima de dengue hemorrágica. Um exame sorológico realizado pela Clínica São Marcos, na Graça, onde a jovem estava internada, confirmou a infecção pelo vírus da dengue. Ela estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da clínica desde a noite anterior, com os sintomas da doença. Leia mais
MORTE EM SALVADOR
As notificações oficiais da forma mais grave da doença no município apontam ainda 200 notificações por dengue hemorrágica. Em toda a Bahia, se confirmados os casos suspeitos, pode passar de 40 o número de mortes pela doença, mas a Secretaria Estadual de Saúde confirma apenas 13 casos.

Nas inspeções realizadas ao longo da semana ficou constatado que 75% das casas da periferia possuem criadouros do mosquito transmissor. Jaques Wagner responsabiliza administração anterior, do ex-prefeito Fernando Gomes (DEM) pela explosão da doença em Itabuna. Segundo o governador, foram desviados R$ 9 milhões em recursos da União destinados ao combate à doença, o que levou o município a perder, ano passado, a gestão plena da saúde.

"Foram quatro anos de abandono de falta de compromisso com a saúde. A situação só não ficou pior", disse Wagner, "porque foi suspenso o repasse de verbas nos últimos meses de 2008, do contrário R$ 28 milhões teriam ido pelo ralo", disse o governador isentando-se de responsabilidade pela situação de emergência que vive Itabuna, em razão da proliferação da dengue.

Em sua defesa, o ex-prefeito Fernando Gomes disse apenas que os recursos enviados foram devidamente aplicados em ações da saúde. Atualmente, o município é comandado pelo prefeito Nilton Azevedo, também do Democratas.
Na quinta-feira (12), o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou o envio de 20 médicos e 20 enfermeiros das Forças Armadas para a cidade, com o objetivo de auxiliar nos atendimentos.

Entre as inaugurações realizadas nesta manhã pelo governador estão dois centros de hidratação, que foram criados por sugestão do secretário de saúde do Rio de Janeiro, Sérgio Cortes. "Os centros de hidratação foram o grande meio para conter a letalidade da doença no Rio", disse o secretário carioca, que esteve em Itabuna esta semana.
Mais
Forças Armadas irão ajudar no combate à dengue na BA
Paraná confirma caso de dengue hemorrágica
Vídeo: Dengue vai continuar enquanto não houver vacina, diz Temporão em entrevista ao UOL