Topo

Hospital em SP recruta mulheres na menopausa para pesquisa com terapias complementares

Da Redação

16/03/2009 16h25

O Hospital Samaritano de São Paulo, em parceria com a Escola de Enfermagem da USP, está recrutando mulheres com idade entre 45 e 55 anos - que apresentem, ao menos, dois sintomas como ondas de calor, insônia ou ansiedade e não estejam fazendo tratamento de reposição hormonal - para uma pesquisa sobre menopausa.

O estudo tem como objetivo conhecer melhor os benefícios de terapias complementares - Terapia Floral, Toque Terapêutico e Auriculoterapia - e reposição hormonal (TH) no controle de sintomas do climatério, como insônia, ansiedade e ondas de calor.

As 280 mulheres que vão participar do estudo passarão por consultas clínicas ao longo de três meses e preencherão questionários para determinar a evolução dos sintomas. A pesquisa faz parte dos projetos apresentados pelos Hospitais de Excelência para o Ministério da Saúde para apoio ao SUS.

Os atendimentos serão realizados no Hospital Samaritano e na Escola de Enfermagem da USP. Informações adicionais e inscrições devem ser feitas com Luciene através do telefone (11) 3821-5391 ou pelo e-mail leia.salles@ig.com.br.