Topo

NYT: Luas de Saturno podem originar anéis

Por C. Clairborne Ray<br>The New York Times

27/03/2009 18h51

Por que as partículas de gelo e poeira que formam os anéis de Saturno não se aglutinaram, formando uma lua?

Cientistas da Nasa sugeriram que algumas das luas de Saturno estão originando anéis, ao invés do contrário.

Saturno possui um complicado conjunto de anéis e mais de 50 luas de gelo conhecidas, e mais luas estão sendo descobertas. A mais nova é aparentemente uma pequena lua anunciada em 2007, descoberta pela sonda espacial Cassini numa área iluminada do anel G de Saturno, um dos anéis de fora. Ele era o único anel anteriormente não associado a uma lua. Cientistas dizem acreditar que se trata de uma aglomeração de partículas relativamente grandes e uma fonte principal das partículas no anel.

Nasa
Não se sabe ao certo se os anéis de Saturno datam do início do Sistema Solar ou se são comparativamente recentes, mas a Nasa sugere que eles se formaram em tempos e processos diferentes
Não se sabe ao certo se os anéis de Saturno datam do início do Sistema Solar ou se são comparativamente recentes, mas a Nasa sugere que eles se formaram em tempos e processos diferentes.

Por exemplo, a sonda Cassini descobriu o que a Nasa descreve como "uma grande nuvem de material glacial explodindo da lua Enceladus", creditada como uma das principais fontes de material para o anel E. Além disso, segundo a NASA, "a maioria das pequenas luas internas do planeta parecem orbitar dentro de anéis, parciais ou completos, formados de partículas liberadas de suas superfícies por impactos de micrometeoróides."

A sonda Cassini também descobriu que Rhea, outra lua de Saturno, aparentemente possui seus próprios anéis.