Topo

NYT: Dependendo do contexto, casais de pássaros cantam em harmonia ou discórdia

Por Henry Fountain<br>The New York Times

31/03/2009 20h02

São necessários dois para um dueto, e uma questão para os cientistas é como surgem essas apresentações coordenadas - entre os pássaros. Seriam elas o resultado da cooperação, uma maneira pela qual um par sinaliza a outro que eles estão com tudo em cima? Ou seriam o resultado de um conflito, caminhando para evitar que a canção de um parceiro interfira com a de outro?

Um estudo sobre duetos em pássaros gorjeadores peruanos da espécie thamnophilidae (ou tamnofilídeos) sugeriu que pode ser um pouco de cada, e que o contexto é tudo. Joseph A. Tobias e Nathalie Seddon, da Universidade de Oxford, mostram na publicação Current Biology que o conflito sexual pode levar a fêmea de um casal, geralmente cooperadora, a "atrapalhar" a canção do macho cantando sobre ela.

Os pesquisadores expuseram casais de tamnofilídeos a sons gravados de outros pássaros da mesma espécie, e monitoraram as canções produzidas pelos casais. Em um experimento, eles tocaram as canções de um par intruso. Neste caso, o casal residente "pode perder seu território, então os dois precisam cooperar", disse Tobias. E assim o fizeram. Eles produziram um dueto coordenado que efetivamente disse aos intrusos para manter distância.

Porém, quando os pesquisadores tocaram a canção de uma fêmea sozinha, o casal se comportou diferentemente. "Você esperaria que a fêmea residente ficasse altamente motivada para defender sua posição na parceria", disse Tobias. E é isso que ocorre. O macho canta tudo que pode, flertando com a fêmea solteira, e a fêmea do casal faz o possível para interferir na canção, cantando por cima - presumivelmente para tornar seu parceiro menos atraente à outra fêmea.

"É claro que o macho não gosta do que ela está fazendo", disse Tobias. O comportamento "transforma o que seria uma situação de grande cooperação num sinal mais complicado", acrescentou ele.

Esta é a primeira prova desse tipo de interferência de sinal entre casais, disse Tobias.

E como o macho altera sua canção para evitar a interferência das notas da fêmea, esse tipo de conflito poderia, num longo período de tempo, impelir a evolução da canção coordenada.