Topo

NYT: Água "velha" ainda é segura para se tomar?

Por C. Clairborne Ray<br>The New York Times

08/04/2009 19h23

PERGUNTA: Quando eu deixo um copo d'água na pia da cozinha antes de sair para o trabalho, por que existem tantas bolhinhas no copo quando volto para casa? A água "velha" ainda é segura para se tomar?

RESPOSTA> As bolhas são quase seguramente bolhas de ar que escaparam, à medida que a água fria da pia se aquece e libera os gases dissolvidos nela. Além disso, algumas horas sobre o balcão podem, na verdade, melhorar o gosto da água, pois permitem que o gosto de cloro da água da pia tratada possa se dissipar, sugere a Agência de Proteção Ambiental.

Poucas horas fora da torneira não "envelhecem" a água que vem limpa. Assim, ela não se torna perigosa para o consumo. No entanto, diretivas sobre armazenamento seguro da água para casos de emergência, assim como o senso comum, sugerem cobrir o copo, para que a poeira e outros agentes contaminantes não se estabelecem nele.

O serviço de extensão da Universidade Estadual do Colorado afirma que quando a água potável é armazenada adequadamente, em depósitos limpos e fechados, ela deveria ter uma validade indefinida. A recomendação usual é um armazenamento emergencial de um galão por pessoa, por dia. O verdadeiro perigo reside em colocar água limpa em depósitos sujos.

É uma boa ideia usar e substituir a água armazenada a cada seis ou doze meses, afirma o serviço, pois mudar a água "serve como uma precaução adicional contra bactéria ou vírus que se desenvolvem nos depósitos, que podem não ter sido totalmente ou adequadamente limpos e higienizados".