Topo

Em série de vídeos, Tas desvenda os mistérios do órgão sexual feminino

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em São Paulo

28/04/2009 21h00

O tamanho do desconhecimento das pessoas sobre a vagina é proporcional à quantidade de apelidos que o órgão sexual feminino já recebeu. É o que mostra o jornalista multimídia e blogueiro Marcelo Tas, na série de vídeos "O Mapa da Mina", produzido com exclusividade para o UOL Ciência e Saúde.

O "ponto G" existe? Onde ele fica? E o clitóris? Ou seria "clítoris"? Essas são algumas perguntas respondidas na primeira parte da série, de forma didática e descontraída, com a ajuda de profissionais de saúde como a fisioterapeuta Christine Ploger e o ginecologista e obstetra Franco Chazam.

Reprodução
Especialista explica que muitas mulheres têm dificuldade de alcançar o orgasmo por falta de conhecimento do próprio corpo
ASSISTA À SÉRIE "O MAPA DA MINA"
VEJA O TRAILER DO 2º EPISÓDIO
LEIA MAIS SOBRE CIÊNCIA E SAÚDE
ACESSE O BLOG DO TAS
Como ressalta a fisioterapeuta, a falta de conhecimento da mulher sobre o próprio corpo tem origem cultural. "As meninas não são estimuladas a se tocar, ao contrário dos meninos", diz. E a consequência é que muitas mulheres têm dificuldade em atingir o orgasmo por não terem consciência da própria intimidade.

Ploger também ensina que a vagina é formada por músculos que, exercitados, ajudam a aumentar o prazer sexual e a prevenir doenças como a incontinência urinária.

A chave para o orgasmo

No segundo episódio da série, que você assiste na semana que vem, Tas volta a conversar com especialistas sobre o orgasmo feminino, além de falar com a proprietária de uma sex shop e uma de suas clientes sobre o constrangimento na hora de adquirir um artigo para apimentar a relação.