Excesso de sódio faz mal, mas falta do mineral também traz prejuízos

Chris Bueno
Especial para o UOL Ciência e Saúde

Apesar de muito se falar nos malefícios que o consumo excessivo de sódio pode causar para o organismo, a verdade é que ele tem um papel importante em diversas funções do organismo e é essencial para uma boa saúde.

É ele que mantém o volume de líquidos no corpo, evitando a desidratação, por exemplo. O mineral também participa de funções básicas no corpo, como contração muscular, impulsos nervosos e ritmo cardíaco, permitindo assim o bom funcionamento do cérebro e o controle das funções vitais do organismo.

Arquivo Folha Imagem
O sal de cozinha é o grande vilão no consumo excessivo de sódio, mas não é o único. Produtos industriados colaboram também para os altos índices do elemento
CONHEÇA O TEOR DE ALGUNS ITENS
BRASILEIRO CONSOME 2,5 VEZES MAIS
ACIMA DE 480 MG, TOME CUIDADO
TESTE: MONTE O RANKING DO SÓDIO
O segredo é não exagerar na dose. Se em excesso ela causa os problemas já apontados, abaixo dos níveis necessários pode causar até anorexia e convulsões. "A falta de sódio em nosso corpo causa efeitos indesejáveis, como anorexia, tonturas, dores de cabeça, dificuldade de memorização e fraqueza", ressalta o engenheiro de alimentos e professor associado do Departamento de Alimentos e Nutrição da Unicamp, Mário Maróstica.

"O consumo moderado de sódio pode reduzir a incidência e prevalência da hipertensão arterial e, em consequência, a morbidade e mortalidade associadas às doenças cardiovasculares", destaca o médico Flávio Sarno, da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Até o sal de cozinha, visto como o maior vilão, também tem seu lado bom. O cloro, outro mineral que compõe o produto, é importante para o processo digestivo e ajuda a aumentar a capacidade do sangue transportar gás carbônico das células para o pulmão.

O sal ainda é a principal fonte de iodo, cuja deficiência é causa de deficiência mental, abortos espontâneos, natimortos e baixo peso ao nascer. "Certamente, o consumo adequado de sal é fundamental na dieta, pois o sódio, o cloro e o iodo são fundamentais para o funcionamento correto de nosso corpo, implicando em boa saúde", conclui Maróstica.


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos