Topo

Um terço dos principais tipos de câncer pode ser evitado com alimentação adequada

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em São Paulo

13/05/2009 21h00

Quando se fala em câncer, as pessoas logo pensam em palavras de conotação negativa, como dor, medo e desespero. A doença é associada, também, ao uso do tabaco e à exposição solar. Mas pouca gente se lembra que a alimentação exerce um papel importante: cerca de 30% dos principais tipos de tumor que acometem os brasileiros poderiam ser evitados com dieta adequada, peso saudável e atividade física.

O câncer é a segunda principal causa de morte no Brasil (a primeira são as doenças cardiovasculares). Só em 2008, 130 mil pessoas morreram por causa da doença e mais de 460 mil novos casos foram registrados, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

"As pessoas já associam alimentação a doenças cardiovasculares, mas ainda não existe essa relação com o câncer", afirma Fábio da Silva Gomes, nutricionista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e analista de programas para controle do câncer do Inca. Para ele, é só questão de tempo para que essa percepção mude.

"As evidências científicas que relacionam alimentos e câncer são algo recente, de 20, 30 anos, por isso ainda levará algum tempo até que sejam reconhecidas pela população e pela própria comunidade médica", comentou o especialista em evento sobre os mitos do câncer promovido pela American Cancer Society (Sociedade Americana para o Câncer), nesta quarta-feira (13), em São Paulo.

Periodicamente, o Fundo Mundial para Pesquisa em Câncer, junto com o Instituto Americano para Pesquisa em Câncer, publica um relatório com a revisão de especialistas sobre os estudos que comprovam a influência da alimentação e da atividade física no desenvolvimento de tumores. Veja quais as recomendações para prevenção do câncer:

- Mantenha o peso dentro dos limites normais (IMC entre 21 e 23, para adultos), especialmente a partir dos 21 anos de idade, e evite ganhos na circunferência da cintura ao longo dos anos. O excesso de gordura estimula a produção de certos hormônios e processos inflamatórios.

- Seja fisicamente ativo. Segundo o relatório, isso significa o equivalente a uma caminhada acelerada de no mínimo 30 minutos por dia, que deve ser aumentada progressivamente para 60 minutos.

- Limite o consumo de alimentos com alta densidade energética (como biscoitos e fast food) e bebidas açucaradas, pois eles contribuem para o ganho de peso, o que aumenta o risco de câncer.

- Consuma pelo menos cinco porções, ou 400 g diárias, de frutas e hortaliças sem amido (ou seja, batata, mandioca e outros tubérculos não estão na lista). Segundo Gomes, esses alimentos oferecem proteção contra agentes cancerígenos, além de inibir o crescimento de células precursoras de câncer.

A recomendação é caprichar nas cores e incluir produtos à base de tomates e bulbos como o alho. Sobre o risco do consumo de pesticidas, o especialista é enfático: "É melhor consumir vegetais com agrotóxicos do que não consumir", diz.

- Limite o consumo de carne vermelha (menos de 500 g por semana) e evite carnes processadas ou salgadas. Os nitritos e nitratos usados em processos como a defumação geram compostos que podem ter ação carcinogênica, assim como o excesso de sal pode gerar danos às mucosas. O nutricionista também comenta que o preparo das carnes "na chapa" também pode levar à liberação de alcatrão e outros componentes que aumentam o risco de câncer. Por isso, limite o consumo de churrasco e dê preferência às carnes assadas ou cozidas.

ALIMENTAÇÃO, ATIVIDADE FÍSICA E PESO ADEQUADO PREVINEM TUMORES
Fonte: World Cancer Research Fund 2009
Boca, faringe e laringe63%
Esôfago60%
Endométrio52%
Estômago41%
Colo-retal37%
Pulmão36%
Pâncreas34%
Mama28%
Rim13%
Vesícula biliar10%
Fígado6%
Total para 12 tipos de câncer30%
Total para todos os tipos de câncer19%
Tipo de câncerPossibilidade de prevenção
- Limite o consumo de bebida alcoólica. O consumo máximo deve ser de dois drinques (cada porção contém cerca de 10-15g de etanol) para os homens e um para as mulheres ao dia.

- Tome cuidado com a conservação de grãos e cereais. Quando não são armazenados adequadamente, esses alimentos podem gerar o crescimento de fungos que produzem aflatoxinas, substâncias que podem causar câncer de fígado.

Gomes lembra que o uso de suplementos nutricionais para prevenir ou combater o câncer não são recomendados. "Toda vez que os pesquisadores identificam um componente em determinado alimento que parece proteger contra o câncer, a indústria logo o transforma em suplemento e isso pode resultar no efeito contrário", alerta, referindo-se a experiências mal-sucedidas com betacaroteno e capsaicina (componente da pimenta), que podem trazer riscos à saúde quando consumidos em forma de comprimidos.

O relatório do Fundo Mundial para Pesquisa em Câncer esclarece, no entanto, que o uso de suplementos é indicado em situações de inadequação alimentar.