Topo

Astronautas concluem caminhada final para reparos no Hubble

Do UOL Ciência e Saúde*<br>Em São Paulo

18/05/2009 20h17

Astronautas do ônibus espacial Atlantis concluíram nesta segunda-feira (18) a última caminhada espacial para reparos no Telescópio Espacial Hubble. A última saída foi para para instalar novas baterias, escudos térmicos e um sensor para apontar alvos celestes de pesquisas.

O líder da caminhada espacial, John Grunsfeld, e seu parceiro Andrew Feustel saíram do Atlantis às 9h30 (de Brasília), quase uma hora antes do previsto. A missão durou sete horas.

A tripulação do Atlantis pretende recolocar o Hubble em órbita na terça-feira e retornar na sexta-feira ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Em quatro caminhadas anteriores no espaço, os astronautas instalaram uma nova câmera e espectrógrafo, substituíram o sistema de posicionamento do Hubble, consertaram dois instrumentos e instalaram um anel de acoplamento, de modo que naves espaciais robóticas possam ser enviadas para tirar o Hubble de órbita no final de sua vida operacional.

A expectativa é que os consertos conservem o Hubble na vanguarda da exploração científica por pelo menos cinco anos, para que possa funcionar em conjunto com o Telescópio Espacial James Webb, que vai tomar seu lugar.