Topo

The New York Times: Exercícios para os olhos corrigem problemas de visão?

Anahad O'Connor<br>The New York Times

28/05/2009 07h13

Durante quase um século, exercícios para os olhos foram promovidos como uma forma de fortalecer a visão e aliviar a miopia e o astigmatismo, assim como o exercício para o corpo elimina a gordura e melhora a saúde.

Algumas das técnicas mais populares incluem exercícios de coordenação entre mãos e olhos, atividades de movimentação dos olhos e foco em luzes piscantes. As técnicas são amplamente divulgadas online e defendidas por várias empresas. Algumas até alegam que as técnicas são capazes de reduzir a necessidade de óculos e abrandar deficiências do aprendizado. No entanto, vários estudos concluíram que muitas dessas técnicas ao estilo "faça você mesmo" não possuem nenhum embasamento.

Um dos últimos estudos, publicado em 2009, encontrou poucas evidências para apoiar a ideia de que exercícios supostamente desaceleram ou reduzem a miopia, aliviam a dislexia e corrigem condições causadas por problemas psicológicos, como visão embaçada. Uma conclusão similar foi alcançada num relatório de 2005, que analisou 43 estudos anteriores e não descobriu "nenhuma evidência científica clara" para a maioria dos métodos analisados.

Porém, existem algumas áreas da terapia da visão que já foram cientificamente validadas, incluindo a chamada ortótica. Nessa terapia, oftalmologistas prescrevem exercícios capazes de aliviar a visão dupla, problemas com foco e condições como estrabismo, também conhecida como olhos vesgos. A ortótica pode tratar a insuficiência de convergência, na qual os olhos têm problemas em trabalhar juntos. Ela afeta uma em cada 5 pessoas, mas, com os exercícios corretos, podes ser curada, segundo estudos.

Assim, os exercícios para os olhos são úteis para alguns problemas, mas não parecem aliviar a miopia ou a dislexia.


The New York Times","publicationDate":"20090528071300"},"click":{"mediaName":"Notícia","source":"https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/redacao/2009/05/28/the-new-york-times-exercicios-para-os-olhos-corrigem-problemas-de-visao.htm"}},"isNoSpace":false}' cp-area='{"xs-sm":"230px","md-lg":"128px"}' config-name="tilt/tilt">