Topo

Verão longo demais faz número de suicídios aumentar na Groelândia

Nicholas Bakalar<br>The New York Times

29/05/2009 20h50

A Groelândia tem um dos mais altos índices de suicídio do mundo. Segundo um novo estudo, os suicídios aumentam nos longos e ensolarados dias de verão.

O estudo, publicado online no "BMC Psychiatry", observou 1.351 casos de suicídio, de 1968 a 2002, e descobriu que a concentração de suicídios no verão era maior ao norte do Círculo Ártico do que ao sul. A maior concentração de suicídios no verão ocorreu nas regiões pouco povoadas mais ao norte, onde o sol permanece sobre o horizonte durante meses. No entanto, a população ali é pequena demais para extrair conclusões estatisticamente significativas.

Os motivos para o aumento do suicídio no verão não estão claros. O consumo de álcool está associado ao suicídio, mas não houve variação significativa nas vendas de bebidas alcoólicas durante o ano. Depressão profunda, outro conhecido fator associado ao suicídio, era incomum, e a maioria dos casos parecia ser por impulso, e não resultado de um desequilíbrio mental diagnosticado.

Os autores especulam que a insônia causada pela exposição constante à luz do sol pode levar a delírios e suicídio. A principal autora do estudo, Dr. Karin S. Bjorksten, do Karolinska Institute, disse que o mecanismo pode envolver perturbações no ciclo do sono e um desequilíbrio no neurotransmissor de serotonina, liberado em quantidades maiores quando a luz está brilhando. "A falta de sono pode ser a chave", ela disse. "É muito perigoso quando as pessoas não dormem o suficiente".