Topo

Pesquisa nos EUA mostra que crianças procuram mais itens saudáveis em lojas de fast food

Tara Parker-Pope<br>The New York Times

19/06/2009 12h47

Os hábitos alimentares das crianças americanas parecem estar mudando. Para variar, desta vez as novidades são boas.

Nuggets de frango, hambúrgueres, fritas e refrigerantes continuam populares entre o grupo abaixo dos 13 anos, é claro. Porém, novas pesquisas de mercado mostram que o consumo desses alimentos em restaurantes está diminuindo, enquanto sopa, iogurte, frutas, frango grelhado e leite com chocolate estão em alta.

NYTimes
Os itens mais vendidos, segundo pesquisa, foram sopas (aumento de 29%), sanduíches de frango grelhado (26%), iogurte (21%), cenouras (9%) e frutas (6%)
OBESIDADE AFETA 10% DAS CRIANÇAS BRASILEIRAS; VEJA FATORES DE RISCO
ESTRESSE NA FAMÍLIA AUMENTA RISCO DE OBESIDADE EM CRIANÇAS
UOL CRIANÇAS E ADOLESCENTES
As descobertas, baseadas em dados de uma empresa de pesquisa de mercado, a NPD Group, de Chicago, seguem um relatório do ano passado afirmando que a obesidade infantil parecia ter atingido um platô - após subir por mais de duas décadas. Essa descoberta, relatada por "The Journal of the American Medical Association", foi recebida com um otimismo contido, e não está claro se os esforços para limitar a famosa "junk food" e aumentar a atividade física em escolas surtiram um efeito significativo na maneira como as crianças comem.

Todavia, os novos dados sugerem que diversos fatores, da recessão econômica às novas ofertas de gigantes do fast food, podem ter influenciado uma mudança geral nas preferências alimentares entre crianças.

Os dados, do Relatório ao Consumidor sobre Tendências Alimentares, da NPD, são coletados a partir de uma representativa amostra de 3.500 residências e 500 adolescentes, que fornecem informações detalhadas sobre seus hábitos ao comer fora. Os números são considerados altamente confiáveis porque os pesquisadores coletam os dados diariamente, perguntando aos participantes o que eles e sua família comeram ou pediram em restaurantes no dia anterior. Embora esse método por lembrança não seja 100% confiável, os dados, coletados desde 1976, permitem uma visão consistente a tendências de longo prazo.

Obviamente, a economia exerce um grande papel nessas tendências. Os pedidos de refeições infantis que incluem brinquedos caíram 11% no ano passado, por exemplo, enquanto pedidos do "cardápio de valor" cresceram 9%. Mais recentemente, os pedidos de crianças por sanduíches frios subiram 11%, um fato que parece ser estimulado principalmente pela campanha "$5 foot-long", do restaurante Subway.

Após mais de três anos de crescimento, as festas de aniversário infantis em restaurantes caíram 5% no trimestre terminado em fevereiro, comparando com o mesmo trimestre do ano passado.

Entretanto, a economia não pode explicar toda a mudança, diz Bonnie Riggs, analista de restaurantes da NPD. Hambúrgueres, fritas e refrigerantes, todos estão nos cardápios de valor, mas seu consumo entre crianças abaixo dos 13 caiu, enquanto alimentos mais saudáveis aumentaram.

Entre os perdedores do ano, apuração que terminou em 31 de março, nos Estados Unidos, estavam os refrigerantes (queda de 10%), nuggets de frango (8%), batatas fritas (7%) e cachorros-quentes (6%). Os vencedores incluíram as sopas (aumento de 29%), sanduíches de frango grelhado (26%), iogurte (21%), cenouras (9%) e frutas (6%).

Até mesmo a pizza vem perdendo espaço. Mesmo sendo a comida mais popular entre crianças nos restaurantes casuais, seu crescimento ano a ano é achatado, de acordo com a NPD. Nos restaurantes de serviço completo, ela foi substituída pela pasta como a comida preferida entre os pequenos.

"Os gostos e preferências das crianças estão mudando", disse Riggs, completando que eles querem "mais opções e pratos refinados".

Inegavelmente, pizza, hambúrgueres e fritas ainda são os itens mais populares entre crianças; os ganhos percentuais para itens como sopa e iogurte partem de uma base menor. Porém, as tendências reforçam um argumento levantado durante anos por pesquisadores de saúde infantil: se você oferece uma comida mais saudável, as crianças irão comê-la.

Muitos restaurantes estão pegando a dica. Em maio, o Burger King anunciou três novas refeições infantis que incluem pequenos hambúrgueres, maçãs fatiadas que se parecem com batatas fritas, pedaços de frango com redução de sódio, suco de maçã fortificado no cálcio e leite com chocolate sem gordura. O McDonald's oferece maçãs e iogurte, e as refeições infantis do Wendy's trazem uma laranja.

"A indústria alimentícia está sempre dizendo, 'Estamos dando às pessoas o que elas querem; é por isso que fazemos frango frito, hambúrgueres e batata para seus filhos'", disse o Dr. Leann L. Birch, diretor do Centro de Pesquisa em Obesidade Infantil da Universidade Estadual da Pensilvânia. "Isso não é verdade. Se as crianças receberem diferentes opções, e se os pais deixarem escolher algumas delas, acho que com grande frequência veremos mudanças na alimentação".

Nem toda escolha está resultando numa refeição mais saudável. Por exemplo, os dados da NPD mostram que os sanduíches de frango empanado estão em alta, enquanto os hambúrgueres vêm decaindo. No menu infantil do Wendy's, o frango empanado tem 340 calorias, enquanto um cheeseburguer júnior possui apenas 270.

Entre pedidos de bebidas, o consumo de leite aumentou e o de refrigerantes caiu. Entretanto, refrigerantes de laranja e grapefruit e root beer estão crescendo.

"A percepção pode ser que refrigerantes de laranja e grapefruit são melhores pra sua saúde", disse Riggs.

Mesmo assim, vale apontar que os dados da NPD são baseados em pedidos de restaurantes, onde as crianças geralmente podem fazer suas próprias escolhas.

"Não sabemos quantas escolhas as crianças realmente fazem", disse Birch. "Mas sinto que os pais tendem a ser muito mais liberais num restaurante, logo permitem que os filhos façam mais escolhas".

"Você vai a esses lugares onde eles oferecem opções saudáveis para adultos. Mas até recentemente, as crianças não haviam tido a oportunidade de escolher as coisas certas".