Topo

Homens têm opiniões parecidas sobre o que é uma mulher atraente; já as mulheres...

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em São Paulo

01/07/2009 19h14

Quem é atraente para você? Megan Fox e Penélope Cruz? Brad Pitt e Clive Owen? Para os homens, as respostas tendem a coincidir. Já para as mulheres, pode variar bastante. Pelo menos é o que sugere um estudo realizado pelo psicólogo Dustin Wood, da Universidade de Wake Forest, na Carolina do Norte (EUA).

Reuters
A atriz Megan Fox, no lançamento do filme "Transformers 2"; enquanto a maioria dos homens valoriza magreza e sedução no sexo oposto, as mulheres têm gosto variado, de acordo com pesquisa feita nos EUA
GRUPO DE DISCUSSÃO: O QUE VOCÊ ACHA DOS RESULTADOS DA PESQUISA?
DIFERENÇA GENÉTICA AJUDA A ELEGER PARCEIRO, DIZ ESTUDO
MULHERES DE VERMELHO CHAMAM MAIS ATENÇÃO DOS HOMENS
ÁLCOOL FAZ AS PESSOAS PARECEREM MAIS BONITAS PARA QUEM BEBE
UOL CIÊNCIA E SAÚDE
De acordo com o trabalho, publicado no periódico "Journal of Personality and Social Psychology", há mais consenso entre os homens sobre o que chama atenção em uma mulher. As mulheres teriam um gosto, digamos, mais eclético.

Mais de 4.000 voluntários de 18 a mais de 70 anos observaram fotos de mulheres e homens entre 18 e 25 anos e atribuíram notas de 0 a 10 para definir os mais e os menos atraentes. Eles também tinham que dizer quais as características que consideravam interessantes nos modelos.

Antes do teste, os pesquisadores classificaram os modelos das fotos conforme suas características mais marcantes: sedução, autoconfiança, magreza, aparente sensibilidade, estilo, curvas (no caso das mulheres), músculos (no caso dos homens) e elegância, entre outras.

O julgamento dos homens foi baseado principalmente em aspectos físicos, e eles classificaram melhor as mulheres magras e sedutoras. Muitos deles também deram notas altas para mulheres que pareciam confiantes.

De um modo geral, as mulheres mostraram preferência pelos homens magros e musculosos, mas houve vários pontos de discórdia. Muitos homens considerados nada atraentes por algumas receberam boas notas de outras mulheres.

Segundo Wood, isso indica que as mulheres podem lidar com uma competição menor na hora de investir nos homens que consideram mais interessantes. Já os homens devem fazer um esforço maior, porque é bem provável que todos os seus colegas também se interessam pela sua musa.

O psicólogo também pondera que os resultados do estudo ajudam a explicar por que as mulheres têm tanta obsessão em manter a forma, o que traz o risco de desenvolver transtornos alimentares como anorexia e bulimia.

Outro dado interessante da pesquisa foi que os voluntários mais velhos tenderam a achar mais atraentes os homens e mulheres que sorriam nas fotos.