Topo

Termina nesta sexta-feira (3) a vacinação contra pólio em SP

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em São Paulo

02/07/2009 15h55

Acaba amanhã, sexta-feira, 3 de julho, a Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil (poliomielite) da Secretaria de Estado da Saúde. O Estado está próximo de atingir a meta de imunizar 95% das crianças menores de cinco anos. Até o dia 1º de julho, 2,883 milhões de crianças já haviam sido imunizadas (veja quadro abaixo). A meta da pasta é vacinar cerca de 2,9 milhões de crianças na primeira fase da campanha.

As crianças que ainda não foram imunizadas devem ser levadas a qualquer posto de saúde ou sala de vacinação. É importante levar a carteira de vacinação para que os profissionais de saúde identifiquem se há outras vacinas em atraso, mas o atendimento é possível mesmo sem a carteirinha. Além da vacina contra a poliomielite, as crianças também poderão receber as vacinas Tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche), Tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e contra hepatite.

Há 21 anos o Estado de São Paulo não registra casos de paralisia infantil, mas a vacinação de crianças continua sendo importante porque o vírus da pólio ainda circula em países da África e da Ásia, representando, portanto, uma ameaça à população mundial. A segunda etapa ocorrerá em 22 de agosto.

Causada pelo poliovírus selvagem, a poliomielite é caracterizada por febre, mal-estar, cefaléia e pode causar paralisia. A vacina é segura e os efeitos colaterais são extremamente raros.