Topo

Uso excessivo de remédios é a "peste bubônica" do nosso século, diz toxicologista

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em São Paulo

03/07/2009 20h48

Cerca de 6 milhões de casos de intoxicação são registrados no Brasil a cada ano, segundo estimativas da OMS, a Organização Mundial da Saúde. O uso incorreto de medicamentos é a causa mais comum, seguida dos acidentes com produtos de limpeza. Quem afirma é o médico Anthony Wong, pediatra e diretor do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo).

Wong é um dos especilistas que participaram do livro "Viva com mais Saúde", que acaba de ser lançado em comemoração ao aniversário de 75 anos da USP.

"É consenso mundial que uma das principais causas de doença é o uso excessivo de remédios ou de substâncias químicas; podemos dizer que essa é a 'peste bubônica' do nosso século", afirma o médico, em entrevista ao UOL Ciência e Saúde.

O toxicologista comentou a recente recomendação de um painel de especialistas da FDA (Food and Drug Administration), o órgão regulador de remédios nos EUA, para reduzir o limite máximo de ingestão diária de paracetamol (Tylenol é um dos produtos com a substância) de 4 gramas, para 2,6 ou 3 gramas.

Wong explica que o analgésico é muito associado a outros medicamentos, o que pode gerar problemas graves no fígado. "Se a pessoa tomar mais que três doses de bebida destilada, não deve consumir Tylenol", alerta. Segundo ele, está sendo questionado inclusive o uso do remédio nos casos de dengue, já que essa doença também pode afetar o fígado.

"Qualquer remédio pode causar algum tipo de problema, mesmo os isentos de prescrição, como os antigripais, especialmente em crianças e idosos", afirma.

O toxicologista também fala sobre os possíveis riscos de outros analgésicos, antiinflamatórios e remédios naturais (sim, eles também podem ser perigosos). Além disso, explica como as pessoas devem proceder em caso de ingestão acidental de produtos de limpeza, outra causa frequente de intoxicação.

Assista à entrevista completa:



"Viva com mais Saúde"
Coordenação Dr. José Antonio Franchini Ramires
480 páginas
Projeto Banco de Idéias
Editora Phorte em co-edição com a EDUSP
RS$ 69,00












Mais
Especialistas do FDA querem reduzir dose recomendada de paracetamol
Hepatite fulminante é causa de 11% dos transplantes de fígado em SP
Paracetamol pode agravar risco de asma em crianças
Remédios para aliviar sintomas da dengue devem ser indicados pelo médico
Vídeo: O perigo da ingestão de produtos de limpeza por crianças