Topo

Como morcegos, musaranhos se guiam por ecos

Henry Fountain<br>The New York Times

04/07/2009 09h26

Os musaranhos são pequenos mamíferos barulhentos. Entre suas vocalizações, estão sons berrantes, estridulantes. Algumas pesquisas sugerem que os musaranhos podem usar esses sons para a ecolocalização - como os morcegos, só que de uma forma mais simples.

Estudando musaranhos de dentes brancos, Bjorn M. Siemers, do Instituto Max Planck Instituto de Ornitologia, da Alemanha, e colegas argumentaram que, se o sonzinho era é útil para ecolocalização, então ele deve variar de acordo com habitat. Se os sons são usados apenas para comunicação, então os sons devem variar de acordo com a presença de outros musaranhos.

Simulando a presença de outros musaranhos, os pesquisadores não encontraram qualquer variação nos chamados. Porém, ao alterar o habitat - colocando camadas cada vez mais grossas de palha -, eles descobriram que os chamados aumentavam. Em experimentos de campo, eles reproduziram sons parecidos com os dos musaranhos nos habitats desses animais, como prados e florestas, e descobriram que eles produziam ecos distintos. O estudo aparece na publicação "Biology Letters".

As descobertas sugerem que os musaranhos podem, de fato, usar esses chamados para ecolocalização - avaliação sônica do ambiente e análise da reverberação, a fim de determinar a natureza de uma localização específica e a melhor forma de chegar ao lugar.