Topo

Novas regras permitem financiamento de pesquisas com linhas de células-tronco antigas nos EUA

Gardiner Harris

07/07/2009 19h20

O governo de Obama acaba de divulgar diretivas finais relacionadas à pesquisa com células-tronco. Isso permitirá que muitas linhas de células-tronco antigas possam ser elegíveis para pesquisas financiadas pelo governo federal.

As mudanças vieram em resposta às críticas por parte de cientistas de que as regras propostas pela administração em abril - exigindo que doadoras de óvulos fertilizados assinem extensos formulários de consentimento - fariam com que até mesmo algumas das linhas de células-tronco aprovadas pelo governo de Bush se tornassem inelegíveis para o recebimento de mais financiamento.

O médico Raynard S. Kington, diretor do Instituto Nacional de Saúde, afirmou, em coletiva de imprensa, que sua agência insistirá a qualquer cientista que crie linhas de células-tronco, a partir desta terça-feira, que obedeça às novas regras ao pé da letra, assim seu trabalho será elegível.

Cientistas que usam linhas de células-tronco criadas antes das novas regras podem solicitar uma revisão por parte de um grupo do Comitê Consultivo do Diretor. Se as linhas foram criadas sob as condições que cumprem a essência, mas não as regras específicas das novas diretivas, elas serão aprovadas, disse Kington.

"Muitas das linhas já existentes podem ter alcançado rigorosos patamares de consentimento, todavia, há a possibilidade de que elas tenham sido implementadas de formas que não sejam consistentes com as diretivas atuais", disse Kington. "Não é sensato aplicar retroativamente procedimentos programados para uso futuro".

O teste crucial é se os embriões usados para criar as linhas de células-tronco foram criados com fins reprodutivos, e se os doadores consentiram voluntariamente seu uso em procedimentos de pesquisa, disse Kington. Alguns pesquisadores usaram vídeos, além de formulários por escrito, e essa pequena diferença no processo não deve deixar o trabalho inelegível para financiamentos, segundo o diretor.

Algumas linhas mais antigas de células-tronco serão elegíveis, mas ele se negou a especular quais delas seriam aprovadas. O comitê também irá revisar a elegibilidade de linhas de células-tronco criadas em outros países, onde regras diferentes podem ser aplicadas.

"Estou muito contente que eles tenham recebido o feedback de uma esmagadora maioria da comunidade científica e respondido com uma proposta amiga da ciência", disse o médico George Q. Daley, diretor do programa de transplante de células-tronco do Hospital Infantil de Boston.

Daley também elogiou a agência por criar um registro de linhas de células-tronco aprovadas pela agência. "Cada instituição não deveria ter de redescobrir quais linhas são elegíveis para o financiamento, então ter um registro é bastante prático", disse Daley.

As regras ainda proíbem financiamentos de pesquisas que usam linhas de células a partir de embriões criados somente para pesquisas.

Com mais de US$ 10 bilhões em estímulos financeiros, oficiais de saúde do país estão ansiosos para expandir a pesquisa com células-tronco. Apenas 21 linhas desse tipo de célula foram elegíveis para o financiamento federal, de acordo com as regras antigas. No entanto, pesquisadores que usaram recursos privados criaram mais de 700 linhas de células-tronco.