Topo

Portadores de gota devem restringir proteínas de origem animal

Chris Bueno<br>Especial para o UOL Ciência e Saúde

13/07/2009 07h00

Peixes e frutos do mar são proibidos para pessoas que sofrem de gota, doença provocada pelo acúmulo de ácido úrico no sangue. Na lista negra também estão carnes como vitela, bacon, cabrito, carneiro ou ovelha, embutidos, aves como galeto e peru, miúdos e todos os tipos de bebida, além de caldos de carne, molhos prontos e fermentos para pães, todos itens ricos em purina, substância que, ao ser metabolizada, gera ácido úrico.

"É normal que o ácido úrico esteja presente no sangue, mas quando ocorre uma produção excessiva ou uma deficiência na sua eliminação pelo rim, a sua concentração ataca as articulações, ou os próprios rins, produzindo cálculos renais", explica a nutricionista Jocelem Salgado, professora de Nutrição da Esalq, Escola Superior de Agricultura da Universidade de São Paulo (USP).

Os sintomas são dor aguda e súbita, além de inchaço e vermelhidão nas articulações, em geral nos pés. Se o tratamento não for feito desde a primeira manifestação da gota, as crises continuam e podem atingir outras articulações como as do joelho, do cotovelo, mãos e ombros - o que é chamado de artrite gotosa.

Outra manifestação característica da gota é a formação de tofos sobre as articulações, que são como caroços cheios de substância branca dentro, que às vezes vazam durante as crises sucessivas de gota. E o quadro pode piorar se o doente não fizer dieta, repouso e usar os medicamentos adequados. "A chamada gota crônica é o estágio mais sério da doença, pois as complicações já se instalaram em outros órgãos do corpo, além das articulações. Neste caso, podem surgir deformidades e defeitos irreversíveis nas articulações", explica Salgado.

Para se evitar esses efeitos, é preciso ter uma dieta moderada em proteínas, rica em carboidratos e relativamente pobre em gordura. O cardápio também deve incluir outros alimentos com baixos teores de purina. "É preciso enfatizar a necessidade de se restringir alimentos ricos em purinas de origem animal (carnes, miúdos, embutidos e frutos do mar).

Alimentos ricos em purinas de origem vegetal não precisam nem devem ser evitados e o consumo de laticínios com baixo teor de gordura deve ser estimulado", aponta Geraldo Castelar, diretor científico da Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Líquidos como água e sucos devem ser ingeridos à vontade (mais de três litros por dia), o suficiente para que a urina esteja sempre clara. Isso facilita a excreção de ácido úrico e minimiza a possível formação de cálculos. Seguir cuidadosamente essas recomendações é fundamental para os pacientes.

"É preciso ter em mente que a gota é uma doença crônica e grave, capaz de provocar muita dor e desconforto se não for tratada com seriedade pelo doente. Por isso, é necessário tratar a doença, muitas vezes para o resto da vida", ressalta Jocelem Salgado. Por outro lado, se os cuidados necessários forem tomados, é possível conviver com a doença e ela pode até mesmo passar despercebida.