Topo

DNA pode não ser igual em todas as células do corpo, sugerem pesquisadores

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em São Paulo

15/07/2009 18h16

Um estudo realizado por pesquisadores canadenses coloca em dúvida uma das maiores certezas dos geneticistas: a de que o DNA é o mesmo em qualquer célula do corpo. Os resultados do trabalho foram publicados no periódico "Human Mutation".

Os cientistas afirmam ter descoberto que o DNA das células do sangue é diferente do encontrado nos tecidos. O problema é que a maioria dos estudos genéticos conduzidos nos últimos 15 anos são feitos a partir de amostras de sangue, com exceção das pesquisas com câncer, em que se analisa também o próprio tumor.

Morris Schweitzer, Bruce Gottlieb, Lorraine Chalifour e outros colegas da Universidade McGill fizeram a constatação ao estudar as causas genéticas dos aneurismas da aorta abdominal (AAA). O foco do grupo era o gene BAK, responsável pela morte celular.

O AAA é uma das poucas doenças vasculares em que amostras de tecido são retiradas como parte da tratamento. Os pesquisadores compararam essas células com as do sangue dos pacientes e detectaram diferenças expressivas. As mutações suspeitas, segundo eles, foram encontradas apenas nos tecidos. As mesmas diferenças foram verificadas, depois, em células saudáveis.

"Tradicionalmente, quando procuramos fatores de risco genético para doenças como as do coração, por exemplo, consideramos que o sangue nos diz o que acontece nos tecidos", diz Gottlieb em texto divulgado pela universidade. "Mas, agora, parece que simplesmente não é o caso", conclui.

O aneurisma da aorta abdominal afeta, na maior parte das vezes, homens caucasianos com mais idade, que fumam, têm pressão alta e altos níveis de colesterol. Frequentemente a pessoa não tem sintomas prévios e, em 90% dos casos, a doença é fatal.

Segundo a geneticista Lygia da Veiga Pereira, professora da USP (Universidade de São Paulo), o estudo da equipe canadense é interessante, mas pode não ser considerado definitivo. "É um único estudo, feito com um gene e em uma condição específica, não sabemos se isso se aplica a outros genes e outros tecidos", afirma.

A especialista comenta, ainda, que o DNA dos tumores também é diferente do observado nas células saudáveis. "Pode ser que, no caso do aneurisma, também ocorram alterações em células específicas", pondera.


Mais
Bebida alcoólica eleva o risco de aneurisma de aorta