Topo

Lançamento do foguete que levou os primeiros homens à Lua completa 40 anos

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em São Paulo

16/07/2009 06h00

Há exatos 40 anos, o foguete Saturno V, da Nasa (agência espacial norte-americana), partia do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, levando o Apollo 11 e os primeiros astronautas que pisaram na Lua.

Missões anteriores já haviam alcançado o satélite natural da Terra, mas nenhuma, até então, incluía a abertura da escotilha e um passeio lunar. O foguete partiu por volta das 9h32 do dia 16 de julho de 1969, levando o Apollo 11, com dois módulos e três homens: o comandante Neil Armstrong, Michael Collins (piloto do módulo de comando) e Edwin "Buzz" Aldrin (piloto do módulo lunar).

A espaçonave entrou na órbita da Lua no dia 19 e, 24 horas depois, Armstrong e Aldrin, a bordo do módulo lunar, separaram-se de Collins, que ficou no módulo de comando, o Colúmbia.

O pequeno passo que mudou o curso da corrida espacial foi dado 102 horas após o lançamento. Às 16h17 do dia 20 de julho, Armstrong anunciou o pouso do Eagle e, algumas horas mais tarde, pisou na superfície da Lua, seguido por Aldrin.


Fraude

Quarenta anos depois do célebre "salto gigante para a humanidade", muita gente acredita que tudo não passou de encenação. Um set de filmagens teria sido montado no Arizona e há até quem tenha visto o cineasta Stanley Kubrick em uma das fotos dos astronautas.

Um dos argumentos utilizados por quem duvida da fraude é o céu sem estrelas. Mas especialistas afirmam que, com a velocidade do diafragma das câmeras dos astronautas, seria impossível as estrelas aparecerem, mesmo se a foto fosse feita na Terra.

Os chamados "negacionistas" também dizem que a bandeira dos EUA fincada pelos astronautas parece se agitar, o que seria impossível porque não há ar na Lua. Em entrevista ao jornal britânico "The Guardian", o especialista Doug Millard, do Museu de Ciências de Londres, argumenta que o movimento só acontece quando a bandeira é tocada.

Para o astrônomo Seth Shostak, do instituto SETI, uma entidade sem fins lucrativos com sede da Califória cujo objetivo é tentar explicar a origem e a natureza da vida no Universo, é provável que o público "do contra" nunca venha a mudar de opinião, nem mesmo quando o homem voltar à Lua (se voltar) e mostrar o material que foi abandonado lá.

Com informações da AFP









Mais
Comemorações marcam os 40 anos do lançamento da Apollo 11
Blog Física na Veia!: Veja como funcionava o foguete que levou a Apollo 11
Céticos tentam derrubar a "farsa" da chegada do homem à Lua
Índia e China têm planos para levar homens à Lua
Ônibus espacial é lançado às vésperas do aniversário da Apollo 11
Missões espaciais mataram ao menos 21 astronautas; veja cronologia