Topo

Segundo episódio de especial mostra como identificar um derrame

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em São Paulo

23/07/2009 07h00

As doenças cardiovasculares, incluindo derrame e infarto, são a principal causa de morte no Brasil. Mas você saberia agir caso alguém do seu lado tivesse uma parada cardíaca, ou a suspeita de um derrame? Em situações como essa, quanto antes as medidas forem tomadas, maiores as chances de sobrevivência.

Para esclarecer as pessoas sobre o que fazer quando a saúde de alguém está em risco, o UOL preparou uma série de vídeos sobre primeiros socorros. Nesta quinta-feira, o foco da reportagem é o AVC (Acidente Vascular Cerebral), mas conhecido como derrame.

Caracterizado pela falta de irrigação sanguínea em uma parte do cérebro, o AVC pode ser causado pela oclusão da artéria ou por um sangramento (daí a origem do termo popular 'derrame'). Os fatores de risco incluem hipertensão, diabetes, dislipidemias, tabagismo, alcoolismo, problemas cardíacos, mal-formação vascular, uso de drogas ilícitas e distúrbios de coagulação.

O neurologista Alexandre Pieri, do Hospital Israelita Albert Einstein, explica que há uma forma simples de se identificar um derrame. Como a ocorrência pode apresentar sintomas como fraqueza em metade do corpo, dificuldade para falar e dor de cabeça intensa, a dica é pedir para a vítima sorrir, levantar os braços e pronunciar alguma palavra específica. Se houver alguma anormalidade, como boca torta, fala embaralhada ou impossibilidade de levantar um dos braços, deve-se levar a pessoa imediatamente ao pronto-socorro.

Veja o vídeo a seguir:

O que fazer se você presenciar um derrame?


A primeira reportagem do especial, que foi ao ar na última segunda-feira (20) foi sobre a estrutura e funcionamento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).É para lá, ou seja, para o número 192, que as pessoas devem ligar para acionar o resgate nos casos mais graves.

Na segunda-feira (27), você irá aprender como executar o procedimento básico de reanimação cardiorrespiratória, que inclui compressão no tórax, ventilação (respiração boca a boca) e uso do desfibrilador automático. A última reportagem, na quinta-feira (30) abordará o atendimento da criança em casos de engasgo e sufocamento.

As gravações foram feitas no Centro de Simulação Realística do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

"É preciso que as pessoas tenham noções de como ajudar e coragem para iniciar as manobras", afirma o médico e professor José Mauro da Silva Rodrigues, da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Sorocaba (SP). O médico coordenou um projeto-piloto na cidade para que os primeiros socorros fossem ensinados para alunos do Ensino Médio. "Nos EUA e na Europa, isso faz parte do Ensino Fundamental e há programas até para que as crianças aprendem a ligar para o número de emergência antes mesmo de aprenderem a ler", comenta.

Mais
Saiba como reconhecer um derrame cerebral
AVCs podem ser silenciosos, explicam médicos
15 Minutos para...cuidar de uma queimadura leve