Topo

Na praia, tome cuidado também com a areia suja

Eric Nagourney<br>The New York Times

27/07/2009 20h01

Nadar em águas que contêm bactérias de esgotos e outras fontes é reconhecidamente um risco para a saúde. Porém, brincar na areia junto à água pode ser ainda mais arriscado, diz o novo estudo.

Em artigo publicado no "The American Journal of Epidemiology", pesquisadores disseram que a areia também poderia conter altos níveis de bactérias fecais, e que as pessoas, quando a cavam, podem desenvolver doenças gastrointestinais.

Para o estudo, pesquisadores obtiveram informações de contato de mais de 25 mil visitantes em sete praias - ao longo de 11 quilômetros milhas de estações de tratamento de esgoto.

Cerca de dez dias depois, os pesquisadores telefonaram e perguntaram como eles haviam passado seu dia na praia, e se haviam enfrentado problemas como náuseas ou diarreia desde então.

Quem cavou a areia, segundo o estudo, apresentou uma probabilidade significativamente maior ficar doente - sendo mais afetados aqueles que se deixaram enterrar na areia. Crianças pareceram correr ainda mais riscos.

Não é incomum que o banho de mar seja temporariamente proibido quando há altos níveis de coliformes fecais, muitas vezes de estações de tratamento, fluindo de cidades ou da vida animal, até que a água esteja limpa.

Pode ser um pouco mais complicado quando se envolve a areia, disse o principal autor do estudo, Christopher D. Heaney, da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill. É possível que a bactéria continue vivendo na areia mesmo depois que os níveis de contaminação na água tenham retornado a normalidade.

Heaney afirmou que as pessoas devem lavar suas mãos antes de comer qualquer coisa na praia.

Tradução: Gabriela d'Avila