Topo

Comer peixe pode evitar demência

Roni Caryn Rabin<br>The New York Times

28/07/2009 19h46

Muitos estudos sempre sugeriram que uma dieta rica em peixe faz bem para o coração. Agora, há novas evidências de que essa dieta pode também ajudar a evitar a demência.

Um dos maiores esforços para documentar essa ligação - e o primeiro estudo do tipo realizado no mundo em desenvolvimento - descobriu que adultos mais velhos na Ásia e na América Latina tinham menos chances de desenvolver demência caso comessem peixe regularmente.

Arquivo Folha Imagem
Pelo estudo, aqueles que comiam peixe quase todos os dias apresentavam um risco quase 20% menor de desenvolver demência do que os que consumiam apenas alguns dias por semana
PEIXE FAZ BEM À MEMÓRIA
UOL CIÊNCIA E SAÚDE
Quanto mais peixes comem, mais baixo o risco, descobriu o estudo. As descobertas aparecem na edição de agosto da publicação "The American Journal of Clinical Nutrition".

O estudo, que incluiu 15 mil pessoas com mais de 65 anos na China, Índia, Cuba, Venezuela, México, Peru e República Dominicana, descobriu que aqueles que comiam peixe quase todos os dias apresentavam um risco quase 20% menor de desenvolver demência do que os que comiam peixe apenas alguns dias por semana. Adultos que comiam peixe alguns dias por semana tinham 20% menos chances de desenvolver a condição do que os que nunca comiam.

"Há um efeito gradual. Assim, quanto mais peixe você come, menos chances você tem de desenvolver demência", disse o Dr. Emiliano Albanese, epidemiologista clínico do King's College London e principal autor do estudo.

"Com a carne, ocorre exatamente o oposto", ele acrescentou. "Quanto mais carne você come, maior a probabilidade de demência". Outros estudos mostraram que a carne vermelha pode ser particularmente ruim para o cérebro.

Estudos observacionais no Oriente também indicaram que o peixe pode reduzir o risco de demência, mas ainda existem poucas evidências de experimentos clínicos controlados e aleatórios.

Tradução: Pedro Kuyumjiam