Topo

Remoção de ovários é ligada a câncer de pulmão

Roni Caryn Rabin<br>The New York Times

28/07/2009 19h57

Mulheres que se submetem a histerectomias têm muitas vezes os dois os ovários retirados com o útero, numa prevenção contra o câncer de ovário. Porém, um novo estudo sugere que a remoção dos ovários pode aumentar o risco de outra condição, aparentemente não-relacionada: o câncer de pulmão.

Cientistas da Universidade de Montreal se deparam com essa ligação enquanto investigavam a relação entre câncer de pulmão e hormônios, em mulheres. Eles não encontraram relação entre fatores hormonais, como padrões menstruais, históricos de parto e amamentação, com o risco de câncer de pulmão - mas descobriram que mulheres com menopausa induzida medicamente tinham 1,92 vezes mais chances de desenvolver câncer de pulmão do que mulheres que experimentaram a menopausa natural.

"Ficamos surpresos - não tínhamos expectativas anteriores para essa descoberta", disse Anita Koushik, pesquisadora do Departamento de Medicina Social e Preventiva da Universidade de Montreal e principal autora do estudo, publicado no "The International Journal of Cancer", em maio passado.

"Além do fato de que fumar aumenta seu risco de contrair câncer no pulmão, os resultados deste estudo sugerem que ter uma menopausa não-natural contribui para praticamente dobrar os riscos". Ela apontou, entretanto, que a descoberta poderia ter ocorrido por acaso.

Apesar de o cigarro ser a principal causa do câncer de pulmão, outros fatores podem desempenhar um papel em fortalecer o impacto dos carcinógenos no tabaco, disse Koushik. Em mulheres, esses fatores podem ser hormonais.

Tradução: Pedro Kuyumjiam