Topo

Bico longo ajuda tucano a manter-se sempre fresco

Henry Fountain<br>The New York Times

30/07/2009 15h48

O bico exageradamente grande do tucano é fonte de divertimento para muitos. Para os cientistas, entretanto, ele é mais como uma fonte de admiração e mistério. Por que um pássaro teria um bico que corresponde a 40% - ou mais - da superfície total de seu corpo? Entre as sugestões está que ele é útil para descascar frutas, atacar outros ninhos ou como ornamento sexual.

Num artigo publicado na "Science", pesquisadores oferecem outra explicação: o bico funcionaria como o radiador de um carro, mantendo o tucano resfriado.

Glenn J. Tattersall, da Brock University, no Canadá, e Denis V. Andrade e Augusto S. Abe, da Universidade de São Paulo, no Brasil, estudaram o tucano-toco (Ramphastos toco), que possui o maior bico entre todos os tucanos. Ele consiste de um núcleo ósseo com um revestimento duro, chamado ramphotheca. Entre as duas camadas fica uma rede de vasos sanguíneos. Os pesquisadores sugerem que essa formação configura um radiador ideal, com o sangue fazendo o papel do fluido de resfriamento.

A estrutura experimental foi bastante simples, segundo Andrade. Eles colocaram pássaros numa sala de temperatura controlada e os monitoraram com uma câmera de imagens térmicas, para mensurar temperaturas na superfície do bico. Eles descobriram que, abaixo de uma temperatura ambiente de 15ºC, o bico ficava relativamente frio, indicando que seus vasos sanguíneos estavam contraídos. Acima dessa temperatura, porém, o fluxo de sangue aumentava.

"O animal está liberando calor, usando o bico como uma janela térmica", disse Andrade.

Eles também descobriram que o pássaro era capaz de controlar o fluxo sanguíneo com bastante precisão, as emissões sanguineas ocorrendo primeiro perto de sua cabeça, e depois se movendo na direção da ponta do bico, conforme a temperatura ambiente ultrapassava os 21ºC.

Tradução: Pedro Kuyumjian