Topo

Quarto episódio de especial mostra como agir com a criança em caso de asfixia

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em São Paulo

30/07/2009 07h00

Na última reportagem do especial de primeiros socorros do UOL, o pediatra Eduardo Troster, do Hospital Israelita Albert Einstein, ensina como agir com a criança em casos de asfixia causada por engasgo com alimento, uma situação que pode acontecer dentro de casa e exige procedimento imediato.



Veja o vídeo a seguir:

Saiba o que fazer caso presencie uma parada cardíaca


A primeira reportagem do especial, que foi ao ar na segunda-feira (20), foi sobre a estrutura e funcionamento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). É para lá, ou seja, para o número 192, que as pessoas devem ligar para acionar o resgate nos casos mais graves.

O segundo episódio, publicado na quinta-feira (23), foi sobre como identificar um derrame.

Na segunda-feira (27), o tema foi parada cardíaca. As gravações foram feitas no Centro de Simulação Realística do Einstein.

"É preciso que as pessoas tenham noções de como ajudar e coragem para iniciar as manobras", afirma o médico e professor José Mauro da Silva Rodrigues, da PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Sorocaba (SP). O médico coordenou um projeto-piloto na cidade para que os primeiros socorros fossem ensinados para alunos do Ensino Médio. "Nos EUA e na Europa, isso faz parte do Ensino Fundamental e há programas até para que as crianças aprendem a ligar para o número de emergência antes mesmo de aprenderem a ler", comenta.