Topo

Semana Mundial de Aleitamento Materno terá atividades em São Paulo

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em São Paulo

31/07/2009 20h45

Começa neste sábado (1º) a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2009, que traz este ano o tema "Amamentação, a Segurança Alimentar nas Emergências".

Em São Paulo a semana terá uma abertura oficial com participação da ONG Matrice, Grupo de Apoio à Amamentação e conta com o apoio da Associação Brasileira de Banco de Leite, Sociedade Paulista de Pediatria, IBFAN BRASIL (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar) e Rotary Clube.

Programação da Semana Mundial do Aleitamento Materno em São Paulo

Dia 01/08 - Abertura da Semana Mundial de Amamentação

Evento no parque da Aclimação

Das 9h às 13 h


Dia 02/08 - 14h / Slingada

As mães com dúvidas e dificuldades em carregar seus bebês em carregadores de pano poderão participar da Slingada, às 14h, na Rua Moacir Miguel da Silva, 774, Jd. Bonfiglioli, SP, (km 13,5 da rod. Raposo Tavares).

Dia 03/08 - 20 h / Conversando com o Cacá (segunda-feira)

Formado pela USP, Carlos Eduardo Correia, neonatologista com larga experiência com aleitamento materno, ministrará palestra sobre contato, proximidade mãe e bebê e seus primeiros meses de vida.

A reunião acontecerá na Casa Materna, localizada na Rua Natingui, 380 - Vila Madalena, SP

Dia 04/08 - 14h / CineMaterna:

O CineMaterna são sessões de cinema para mães (pais e acompanhantes) com seus bebês de até 18 meses, seguidas de bate-papo em local próximo Os filmes são para entretenimento dos adultos e as salas de cinema são cuidadas para acolher os bebês com conforto: som reduzido, trocador na sala, ar condicionado menos frio, ambiente levemente iluminado. Após a sessão haverá uma conversa com as mães sobre as várias posições para amamentar.

As sessões acontecem no Espaço Unibanco de Cinema Augusta (SP), semanalmente, às terças-feiras.

O bate-papo após as sessão será no Starbucks do Center 3, no piso Augusta, o mesmo da entrada das Ruas Luiz Coelho e Augusta.


Dia 05/08 - das 15h às 17h / O pai na amamentação

Esta reunião tem o objetivo de abordar a amamentação e o contexto familiar, seus êxitos e frustrações e será realizada juntamente com o grupo de pós-parto, na Casa Materna, Rua Natingui, 380 - Vila Madalena, SP.

O grupo pós-parto é dirigido por Andrea Lanzone, terapeuta artística, e Cristina Toledano.

Dia 06/08 - das 20h30 às 22h30 / Reunião com grávidas

O GAMA (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa) realiza encontros gratuitos de gestantes, com palestras sobre vários temas. Nestas reuniões acontecem discussões sobre temas ligados ao ciclo da maternidade.

Especificamente neste encontro será abordado o tema: Amamentação e a importância nos primeiros momentos de vida, das 20h30 às 22h30, na Rua Natingui, 380, Vila Madalena, SP.

07/08 - das 13h30 às 15h30 / Reunião tradicional da Matrice

Encontro de mães para convivência e discussões sobre amamentação. Trata-se de um grupo aberto e gratuito, onde qualquer mãe pode participar e levar seus bebês. Também será apresentado o vídeo produzido pelo SENAC que aborda o tema Emergência!, na Casa Materna, na Rua Natingui, 380, Vila Madalena, SP.