Topo

Por que algumas pessoas ainda sentem o chão rodar dias após um cruzeiro de navio?

C. Clairborne Ray<br>The New York Times

04/08/2009 19h25

Pergunta: Após um cruzeiro de cinco dias, senti o chão se movendo sob meus pés por vários dias, como se ainda estivesse no mar. O que é isso?

Resposta: Trata-se de uma condição chamada de "mal de debarquement", um tipo de enjoo após o desembarque. Timothy C. Hain, especialista em distúrbios de vertigem em Chicago, e outros colegas publicaram um estudo sobre a condição no periódico especializado "Archives of Otolaryngology", em 1999. O estudo descobriu que 26 de 27 passageiros entrevistados que se sentiram mal após um cruzeiro eram mulheres de 40 a 50 anos.

A maioria das pessoas sofre com esse mal durante um mês, no máximo, apesar de que as pessoas estudadas na pesquisa sofreram durante meses ou anos.

O mal de "debarquement" não está relacionado a qualquer lesão no ouvido ou no cérebro. Geralmente, é descrito como uma variação do enjoo sofrido em viagens, mas a maioria dos medicamentos contra esse tipo de enjoo não funciona, uma vez que o distúrbio tenha se iniciado. Não existem provas de nenhuma causa específica.

Pela preponderância de mulheres na pré-menopausa com os sintomas, há suspeitas de que o problema possa estar relacionado a hormônios. Outras sugestões para uma causa incluem um tipo de enxaqueca ou os resultados da compensação exagerada de estímulos sensoriais enquanto se tenta manter o equilíbrio no barco.

Outra causa possível é a adaptação ao movimento. Isto é, balançar de um lado para o outro, enquanto a cabeça gira. Um estudo poderia investigar se as pessoas que movimentam mais a cabeça no barco têm mais tendência a desenvolver o distúrbio.

Tradução: Gabriela d'Avila