Topo

Uma hora a mais de exercício por semana reduz o colesterol ruim na mulher

Roni Caryn Rabin<br>The New York Times

11/08/2009 19h31

Mulheres que praticaram apenas uma hora a mais de atividade física moderada por semana - como uma caminhada rápida - tiveram níveis menores de colesterol ruim, em comparação àquelas que se exercitaram menos. Essas são as conclusões de um estudo de nove anos de duração, realizado com 9 mil adultos sedentários de meia idade.

O estudo é um dos primeiros a descobrir uma relação entre exercícios e diminuições significativas no LDL, ou colesterol ruim, disse a principal autora, Keri L. Monda, estudante de pós-doutorado em epidemiologia da Universidade da Carolina do Norte. Entretanto, o estudo não encontrou essas diminuições em homens.

Cada hora de exercício moderado, ou meia hora de atividade vigorosa, estava associada a uma diminuição de quase 4 miligramas por decilitro de colesterol LDL em mulheres brancas, e mais de 10 miligramas para mulheres negras. Para mulheres que já passaram da menopausa, os benefícios eram ainda maiores: 5,9 miligramas para brancas e 14,68 miligramas para negras.

O estudo aparece na edição de agosto do "The Journal of Lipid Research". Monda alertou que as descobertas eram novas, e que deveriam ser replicadas. No entanto, ela sugeriu que outros estudos podem não ter atentado para a associação, se não incluíram um grande número de mulheres e grupos minoritários.

"Não importa se você está na pré ou na pós-menopausa", disse ela. "É importante se exercitar. E não é necessário fazer tanto para obter esse benefício, que se estende para o corpo todo".

Tradução: Gabriela d'Avila