Topo

Vinte pessoas são mortas a cada ano por vacas nos EUA

Denise Grady<br>The New York Times

11/08/2009 19h33

A imagem das vacas como criaturas pacíficas e tranquilas é uma fantasia do cidadão urbano, a julgar por um artigo publicado na última semana pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças, relatando que cerca de 20 pessoas por ano são mortas por vacas, nos Estados Unidos. Em alguns casos, as vacas realmente atacam humanos - golpeando-os, derrubando-os, espetando-os com chifres, pisando neles e batendo em suas cabeças -, o que resulta em ferimentos fatais na cabeça e no tórax.

Vacas que são mães, assim como ocorre com outros animais, podem proteger ferozmente seus filhotes. Gados leiteiros, observa o relatório, "são especialmente possessivos em relação a suas crias e ocasionalmente perturbam as rotinas de alimentação, limpeza e amamentação".

O artigo, que faz parte do Relatório Semanal de Morbidade e Mortalidade, discute 21 casos nos quais as pessoas foram mortas por esses animais, de 2003 a 2008, em Iowa, Kansas, Missouri e Nebraska.

Em 16 casos, "acredita-se que o animal atacou a vítima propositadamente", afirma o relatório. Em cinco casos, as pessoas foram empurradas pelos animais e esmagadas contra paredes ou portões.

Dez dos ataques foram feitos por touros, seis por vacas e cinco por "vários gados". Um terço das mortes foi causado por animais com comportamento prévio agressivo.

Todas as vítimas, com exceção de uma, morreram em decorrência de lesões na cabeça ou no tórax. A última morreu depois que uma vaca lhe derrubou com coices e uma seringa, que estava em seu bolso, acabou injetando nele um antibiótico, que deveria ser administrado na vaca.

Em pelo menos um caso o animal atacou pelas costas da vítima.

Tradução: Gabriela d'Avila